Pular para o menu
1447507094

Pela manutenção de direitos e discussão do PNG, petroleiros norte-rio-grandenses acatam indicativo da FUP e suspendem a greve

14 de novembro de 2015 às 10:18

destaque

Foto: Christian Vasconcelos

Em assembleias realizadas em Mossoró e Natal, concluídas na noite desta sexta-feira, 13, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás, lotados em unidades administrativas e operacionais situadas no Rio Grande do Norte, decidiram acatar o indicativo do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP – e suspender o movimento de greve.

Ratificada por 57,9% dos votos dos trabalhadores que compareceram às sessões deliberativas, a orientação da FUP também recomenda a aceitação da proposta apresentada pela Petrobrás no dia 11 de novembro, em que a empresa responde à Pauta pelo Brasil garantindo a renovação do Acordo Coletivo, além de propor o Estado de Greve, que indica a possibilidade de os trabalhadores retomarem o movimento a qualquer momento.

Deflagrada em 1º de novembro, a greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás teve um caráter histórico. Depois de mais de 100 dias de tentativas frustradas de discussão das reivindicações elencadas na Pauta pelo Brasil com os gestores da Petrobrás, o movimento conduzido pela FUP e sindicatos filiados conseguiu abrir canais em que serão discutidas e analisadas proposições visando à retomada dos investimentos e a preservação da empresa enquanto sistema integrado de produção de energia.

Além disso, o movimento também garantiu, na luta, que nenhum direito dos trabalhadores seja retirado, preservando para todo o Sistema Petrobrás as conquistas obtidas pela categoria nos últimos 13 anos.

Embarque – Logo após a conclusão das sessões deliberativas realizadas em Natal e Mossoró, a Diretoria do SINDIPETRO-RN reuniu-se com a Gerência Geral da UO-RNCE para comunicar a decisão dos trabalhadores norte-rio-grandenses e ajustar os procedimentos relativos aos embarques para as unidades operacionais. O Sindicato apela para que nenhum trabalhador utilize transportes próprios ou de terceiros para o retorno ao trabalho.

Conforme acertado com a Gerência, a Petrobrás disponibilizará, neste domingo, 15, transporte para todos e todas que estejam nas escalas serviços. Os trabalhadores do Polo Guamaré e das Plataformas Marítimas embarcarão para essas áreas no próximo domingo, 15, às 6h00, partindo de Natal.  A Empresa também informa que, em casos de necessidades especiais e/ou emergenciais de embarque, transportes estarão disponíveis à partir deste sábado.

ATP-ARG – Para os trabalhadores lotados em Regimes de Turno e Sobreaviso (uma equipe de cerca de 3 ou 4 trabalhadores), a Petrobras disponibilizará veículos àqueles que se sintam em condições de retornar às atividades ainda hoje. Para os que trabalham em Regime Administrativo, os ônibus sairão na segunda e terça-feira, no horário habitual.

Compartilhar: