Pular para o menu
1310735398

Peru duplicou sua produção de gás natural no primeiro trimestre

15 de julho de 2011 às 10:09

A produção de gás natural do Peru mas que dobrou no primeiro trimestre diante do mesmo período do ano passado, ante uma maior demanda do setor elétrico em meio ao bom desempenho da economia local, disse o governo peruano. O volume de gás natural aumentou 131,8% entre janeiro a junho e 183,18 milhões de metros cúbicos, afirmou a estatal Perúpetro em nota. "Ese resultado se deve principalmente as maiores demandas do setor elétrico e a entrega de gás na planta de GNL (gás natural liquefeito), operada pela empresa Perú LNG", explicou a companhia.

A economia peruana desacelerou nos últimos meses e diminuiu seu ritimo de crescimento - que no ano passado quase alcançou 9% da produção de eletrecidade mantendo o pulso firme na atividade industria. Em junho, por exemplo, a produção elétrica cresceu 8,5% no ano, segundo o governo local. Ainda sim, a demanda de gás natural da América do Sul, converteu o Perú no exportador de combustíveis para a América do Norte, Europa e Ásia. Por outro lado, a produção de hidrocarbonetos - que incluem líquidos de gás e petróleo, permaneceu estável no primeiro semestre frente ao ano passado com 28 mllhões de barris, detalhou o governo.

O Perú é um país rico em recursos naturais e busca impulsionar seu pequeno setor de hidrocarbonetos e converter em exportador pleno de energia. O setor energético peruano, opera importantes petroleiras estrangeiras como a brasileira Petrobras, a espanhola Repsol e a americana Hunt Oil.

Fonte: NN

Compartilhar: