Pular para o menu
1473699725

Petrobrás contraria a “narrativa do caos” e bate novo recorde mensal de petróleo e gás

12 de setembro de 2016 às 14:02

destaque

Foto: Petrobras

Nesta segunda-feira, 12, a Petrobrás anunciou novo recorde mensal na produção nacional de petróleo e gás. O feito foi obtido no mês de agosto, com a extração de 2,72 milhões de barris equivalentes de petróleo por dia (boed), desmascarando mais uma vez a chamada “narrativa do caos”.

Outra boa notícia divulgada no blog Fatos e Dados é que a produção obtida pela Petrobrás na camada Pré-sal também é recorde e já responde por metade de toda a produção da companhia. Em agosto, os volumes extraídos do Pré-sal cresceram 4%, alcançando 1,36 milhão de boed.

Falsa ideia

Difundida pela atual Direção da Petrobrás, comandada pelo ex-ministro de FHC, Pedro Parente, a chamada “narrativa do caos” procura disseminar a (falsa) ideia de que a Petrobrás estaria quebrada, à beira da falência. Dessa forma, segundo os arautos desse discurso reproduzido pela mídia empresarial, não restariam outras alternativas à empresa.

Para assegurar sua sobrevivência, segundo eles, a Petrobrás deveria vender ativos (empresas e campos petrolíferos), abrir mão da exploração do Pré-sal e reduzir o número de trabalhadores próprios, arrochando os salários e subtraindo direitos daqueles que permanecerem na companhia.

Compartilhar: