Campanha Reivindicatória

Petrobrás deve apresentar nova contraproposta nesta sexta-feira

Conselho Deliberativo da FUP suspende reunião para aguardar conteúdo e discutir encaminhamentos

05 de outubro de 2012 às 08:39

Foto: Imprensa - FUP

De acordo com informações divulgadas pela Federação Única dos Petroleiros – FUP, a Petrobrás deverá se posicionar sobre a Pauta Reivindicatória da categoria, ainda nesta sexta-feira, 5 de outubro. Os pleitos dizem respeito à renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, cuja data-base é 1º de setembro.

Em virtude do compromisso assumido pela Companhia, o Conselho Deliberativo da Federação decidiu suspender a reunião iniciada ontem. Formado por membros da FUP e representantes dos Sindicatos filiados, o Conselho aguardará a divulgação da proposta da Petrobrás para poder definir os próximos passos da Campanha Salarial.

Na última reunião, realizada em 28 de setembro, os membros do Conselho já haviam aprovado a deflagração de greve por tempo indeterminado, a partir de 11 de outubro, caso a proposição da Companhia seja considerada insatisfatória. Na última quarta-feira, 3, houve um novo encontro entre FUP e Petrobrás, mas a Companhia não apresentou propostas novas, alegando que dependeria de aprovação da Diretoria Executiva, em reunião realizada ontem.

Os principais pontos defendidos pela FUP para a construção de um acordo com avanços para a categoria são:

• Ganho real digno, compatível com a importância das atividades da Petrobrás para o país;

• Equiparação das horas extras dos trabalhadores do administrativo com os trabalhadores de regimes especiais e horas extras a 120% nas paradas de manutenção;

• Pagamento dos feriados trabalhados no turno (extra-turno / dobradinha);

• Auxílio alimentação para todos os trabalhadores, como já é praticado na BR Distribuidora;

• Readequação da tabela do ATS (Adicional por Tempo de Serviço);

• Adicional de penosidade, como já foi conquistado por várias outras categorias;

• Que nenhum trabalhador receba o abono proposto pela Petrobrás com valor inferior ao que foi pago no ano passado.

Assembleias – No Rio Grande do Norte, a diretoria do SINDIPETRO-RN já agendou uma rodada de assembleias para apreciação da nova proposta e discussão de encaminhamentos, com eventual preparação e deflagração da greve. Veja, a seguir, o calendário de discussões e participe!

DIA

Segunda-feira (08/10)