Petrobrás diz que vazamento de petróleo na Bacia de Campos está sob controle

04 de março de 2013 às 09:13

A Petrobras informou que um vazamento de petróleo no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, está sob controle desde a madrugada desse domingo, dia 3. Através de nota divulgada à imprensa, a empresa afirma que o vazamento, que se mantinha desde a quinta-feira passada (28), ocorreu devido a um problema nas válvulas, responsáveis por controlar a pressão e a vazão do poço de petróleo no fundo do oceano, sistema chamado de árvore de natal molhada.

Registros da Patrobras indicam que pelo menos 108 litros vazaram do poço MRL-131, a 172 quilômetros da costa do município de Macaé, no norte fluminense, apenas nos dois primeiros dias do incidente.

A Petrobras usou uma aeronave e cinco embarcações especializadas em contenção e recolhimento do óleo, além de três submarinos de operação remota para solucionar o vazamento. A sonda SS-47 também está atuando no poço. De acordo com a empresa, a Marinha, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foram informados da situação.

Tribuna do Norte, com informações da Agência Brasil