Petrobras busca prolongar vida útil da bacia de Campos

17 de junho de 2011 às 11:48

A Petrobras está buscando reservatórios cada vez mais profundos na bacia de Campos para prolongar a vida útil da principal fornecedora de petróleo do País, disse em palestra na quarta-feira o coordenador de Relações Externas de Exploração e Produção da Petrobras, Eduardo Alessandro Molinari.

Segundo Molinari, por já contar com infraestrutura instalada, a bacia de Campos consegue colocar projetos em operação com mais rapidez, proporcionando desta maneira aumento de produtividade e consequente elevação dos ganhos com a commodity.

O aumento da capacidade de fazer caixa é um objetivo da companhia em tempos de investimentos elevados por conta do pré-sal. A estratégia deve guiar o Plano de Investimentos 2011-2015 da companhia, previsto para ser apresentado ao conselho de administração na sexta-feira.

"Em virtude da estrutura de logística já existente, conseguimos conduzir o programa de varredura com mais agilidade, explorando e produzindo a um custo mais baixo. Dessa forma, aceleramos as atividades. Em Carimbé, por exemplo, a produção foi iniciada em poucos meses", afirmou Molinari segundo site da Petrobras.

Descoberto em maio de 2010, Carimbé, no campo de Barracuda, teve Teste de Longa Duração iniciado em dezembro do mesmo ano. O reservatório, localizado no pré-sal da bacia de Campos, foi interligado à plataforma P-48, instalada no campo de Caratinga, com objetivo de aproveitar a infraestrutura para produção e escoamento a 108 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.

A produção diária de Carimbé é de 24 mil barris por dia de petróleo e o volume recuperável do campo de 97 milhões de barris. "Estamos buscando reservatórios cada vez mais profundos, a fim de prolongar ainda mais a vida produtiva da bacia de Campos, e essa ação tem apresentado resultados muito positivos", afirmou Molinari.

Fonte: Portal Terra