Pular para o menu
1408385290
XVI CONFUP

Petroleiros aprovam apoio à reeleição de Dilma e elegem nova direção da FUP

Para a Campanha Reivindicatória 2014, categoria reivindicará 5,5% de ganho real

18 de agosto de 2014 às 15:08

destaque

Foto: Deivson Mendes

O XVI Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros (CONFUP) foi encerrado neste domingo, 17, em Natal, com a eleição da nova diretoria responsável pelo triênio 2014-2017. O coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, foi eleito o novo coordenador geral da FUP em uma chapa unitária, que reúne militantes da Articulação Petroleira, CSD, CTB e independentes. A plenária final também aprovou por unanimidade o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff, que enviou aos delegados uma mensagem de congratulações, lida em plenário, na quinta-feira, 14, durante a abertura do Congresso.

Os cerca de 300 delegados que participaram do XVI CONFUP aprovaram ainda uma moção de repúdio à agressão sionista promovida pelo governo de Israel e solidariedade à luta do povo palestino por um Estado livre e soberano. Outra importante resolução aprovada foi a realização de uma plenária estatuinte da FUP em 2015 para deliberar sobre a criação das Secretarias da Mulher Petroleira e de Aposentados e Pensionistas.

Os delegados também aprovaram a implantação de um sistema de cotas que garanta a representatividade de mulheres petroleiras nas delegações para plenárias e congressos da FUP, bem como, na composição da próxima diretoria da Federação, que será eleita em 2017, obedecendo a proporcionalidade entre homens e mulheres no Sistema Petrobrás.

Em relação às lutas da categoria e às campanhas reivindicatórias, os petroleiros aprovaram ganho real de 5,5%; construção de um anteprojeto de lei para regulamentação das atividades e regime de trabalho no setor petróleo (reformulação da Lei 5811 de 1972); intensificação da luta contra a precarização provocada pela terceirização, com a FUP assumindo o protagonismo nas esferas legislativa e judiciária; recomposição dos efetivos próprios do Sistema Petrobrás; garantia de condições seguras de trabalho, em todo o setor petróleo.

DIREÇÃO COLEGIADA DA FUP 2014-2017 (TITULARES)

José Maria Rangel (Sindipetro-NF) / João Antônio de Moraes (Sindipetro Unificado SP) / José Genivaldo da Silva (Oposição Litoral Paulista) / Paulo César Martin (Sindipetro-BA) / Ubiraney Porto (Sindipetro-BA) / Francisco José de Oliveira (Sindipetro-NF) / Eneias Zanelato (Sindipetro-ES) / Silvaney Bernardi (Sindipetro-PR-SC) / Francisco Ramos da Rocha (Sindipetro-BA) / Leopoldino Martins (Sindipetro-MG) / Simão Zanardi Filho (Sindipetro Duque de Caxias) / Gerson Luiz Castellano (Sindiquímica-PR) / Dary Beck Filho (Sindipetro-RS) / Aldemir Caetano (Sindipetro-AM) / José Divanilton Pereira  (Sindipetro-RN).

(Da FUP com títulos da Redação)