Pular para o menu
1472040397

Petroleiros buscam assinaturas para projeto de plebiscito sobre o Pré-Sal

24 de agosto de 2016 às 09:06

destaque

Foto: FUP

Que futuro deve ter o Pré-Sal? Devemos entregá-lo às multinacionais ou preservá-lo sob controle do Estado brasileiro para que seja utilizado em benefício da população?

A FUP e seus sindicatos querem que o povo se manifeste sobre o destino do Pré-Sal, a maior riqueza que o nosso país possui. A ideia foi acolhida por parlamentares do campo da esquerda e transformada em um Projeto de Decreto Legislativo para realização de um plebiscito onde a população possa se posicionar sobre o futuro do Pré-Sal. 

A proposta foi lançada na Câmara dos Deputados Federais, no dia 9 de agosto, durante a audiência pública da Comissão Geral que discutiu o PL 4567/16. Desde então, a FUP e seus sindicatos vêm realizando um mutirão para coletar assinaturas de deputados favoráveis ao projeto, pois são necessárias 171 subscrições para que a proposta seja acolhida pela Casa.

Até esta terça-feira, 23 de agosto, os petroleiros já haviam conquistado 159 assinaturas e seguem mobilizados, buscando o restante de subscrições necessárias ao projeto.

Impedir a desnacionalização do Pré-Sal

A qualquer momento, a Câmara dos Deputados pode votar o Projeto de Lei 4567/16, que acaba com a obrigatoriedade legal da Petrobrás ser a operadora exclusiva do Pré-Sal, transferindo para as multinacionais o controle destas reservas. De autoria do então senador José Serra (PSDB/SP), atualmente ministro das Relações Exteriores do governo interino do golpista Michel Temer, o projeto também põe fim à garantia de participação mínima de 30% que a estatal brasileira tem nas áreas do Pré-Sal.

O PL 4567/16 já foi aprovado no Senado e está prestes a ser colocado em votação no plenário da Câmara. Para impedir que um patrimônio tão estratégico para o país, como é o Pré-Sal, caia nas mãos das multinacionais, a FUP e seus sindicatos vêm realizando uma série de mobilizações, desde o ano passado, quando o projeto começou a tramitar no Senado.

Pressione os deputados contra o PL 4567

Uma das formas de pressionar os parlamentares é enviar e-mails a todos os deputados federais, cobrando que se posicionem contrários ao PL 4567. Através da página www.presalemjogo.com.br, em apenas dois clicks, é possível disparar de uma só vez e-mails para todos os deputados, cobrando que votem contrários ao projeto que entrega o petróleo brasileiro às multinacionais. Participe e ajude a divulgar o site, cujo conteúdo também pode ser acessado nas redes sociais:www.facebook.com/PreSalEmJogo

Fonte: FUP

Compartilhar: