Placar da Vergonha

18 de abril de 2011 às 12:00

O “Placar da Vergonha” identifica as empresas privadas, contratadas pela Petrobrás, que, no âmbito do Rio Grande do Norte, estejam desrespeitando direitos dos trabalhadores e/ou tornando precárias as condições de trabalho.

O “Placar da Vergonha” quer chamar a atenção de toda a sociedade para a escandalosa política de terceirização que vem sendo praticada pela Petrobrás, e para a fragilização da fiscalização de contratos, que tem se mostrado complacente com os maus empreendedores.

A partir de agora, com o “Placar da Vergonha”, os trabalhadores terceirizados que estiverem sendo prejudicados em seus direitos também passam a ter um canal direto para encaminhar denúncias ao Sindicato. Basta enviar mensagem para: [email protected]

EMPRESAS QUE ESTÃO DESCUMPRINDO NORMAS TRABALHISTAS

E / OU PRECARIZANDO CONDIÇÕES DE TRABALHO

Semana: 09/08 a 12/08

HA

Local de atuação: Alto do Rodrigues

DENÚNCIAS:

> A empresa HA, que presta serviços de manutenção, está insistentemente cometendo irregularidades em seus dois contratos com a Petrobrás, quando o assunto é pagamento de salário e encargos sociais aos trabalhadores. Desde julho, a terceirizada vem pagando os salários fora do prazo previsto em lei, que é até o 5º dia útil de cada mês. Além disso, a empresa também não está declarando no contracheque dos funcionários o pagamento de horas-extras, o que se configura em crime fiscal, gerando prejuízos ao trabalhador. Isso porque é a partir da renda declarada que são calculados outros encargos sociais como 13º salário, Fundo de Garantia, INSS e Férias.

> E por falar em férias, a HA também não está cumprindo os prazos no pagamento deste direito. A empresa solicita a assinatura do recibo pelo trabalhador antes deste entrar para o recesso, mas só paga em seu retorno, quando deveria estar na conta do trabalhador pelo menos dois dias antes.

> Aqui não se pode nem dizer que a Petrobrás fecha os olhos para tantas infrações, visto que o contrato com a prestadora de serviços proíbe explicitamente esse tipo de prática. Partindo, portanto, do pressuposto de que a terceirizada deve prestar contas à Estatal, a conclusão de que a Petrobrás está sendo conivente com tais irregularidades é mero raciocínio lógico.

WORK TIME

Locais de atuação: Felipe Guerra (Riacho da Forquilha), Mossoró e Canto do Amaro.

DENÚNCIAS:

> Esta empresa que presta serviços administrativos à Petrobrás está passando por sérias dificuldades financeiras, já deixou débitos com os trabalhadores em São Paulo e suas manobras, no que tange o RN, estão preocupando a diretoria do SINDIPETRO-RN. A terceirizada está autorizando a Petrobrás a pagar os salários dos trabalhadores descontando-os diretamente no valor de seu contrato, e a diferença é repassada à terceirizada.

> Tal manobra não só dá indícios de que a empresa está com um orçamento limitado, o que deixa o SINDIPETRO-RN em alerta para qualquer tentativa de calote, como também sugere problemas na conta desta empresa.

> Há, ainda, trabalhadores na empresa há vários anos sem reajuste salarial. Isso acontece, principalmente, com a categoria feminina.

EMPERCOM

Locais de atuação: Felipe Guerra (Riacho da Forquilha)

DENÚNCIAS:

> Empresa não está fornecendo transporte de casa para o trabalho, obrigando trabalhadores a se deslocarem até um ponto determinado do trajeto, onde arriscam caronas. Em alguns casos,  têm que sair de casa às 4h30 da manhã para se deslocarem até esses pontos

RAL ENGENHARIA LTDA

Locais de atuação: Mossoró (Canto do Amaro) e Felipe Guerra (Riacho da Forquilha)

DENÚNCIAS:

> A empresa está em dívida com os trabalhadores e encerrou seu contrato com a Petrobras. Por isso, os trabalhadores foram à justiça cobrar seus direitos e a questão está sub-júdice, ou seja, ainda falta um posicionamento do juiz soobre a causa.OS débitos são referentes a atrasos no pagamento dos salários e férias dos trabalhadores, pagamento de retroativo abaixo do valor estabelecido, atraso na entrega de contracheques e a não publicação do Edital das eleições da CIPA e o resultado dos eleitos.