Fora Globo

População natalense vai às ruas num protesto pela democratização da mídia

No RN, atividade acontece nesta quarta, 3 de julho, às 16h, com concentração em frente à Inter TV Cabugi

02 de julho de 2013 às 16:33

Foto: Arquivo

Os movimentos sociais progressistas de todo o país se preparam para um grande protesto pela democratização da mídia e contra a conotação negativa que vem sendo dada pela rede globo aos Movimentos. No Rio Grande do Norte, a atividade acontece nesta quarta-feira, dia 3 de julho, a partir das 16h, com concentração em frente à Inter TV Cabugí, localizada na Rua Raimundo Chaves, 2193, em Candelária.

A tentativa da velha mídia de pautar as manifestações iniciadas pelo Movimento Passe Livre (MPL), pela revogação do aumento da tarifa de transporte coletivo vem sendo uma crítica praticamente consensual  entre aqueles que participam dos movimentos. Os grandes grupos de comunicação agiram como verdadeiros partidos políticos, antes tachando os manifestantes de “vândalos” e, depois, oportunamente, descrevendo-os como jovens ávidos por melhorias no país, com a intenção de capturar o movimento.

No entanto, boa parte dos que se expressaram sobre o assunto opinam que a discussão sobre mídia e democracia vem em boa hora, já que muitos cidadãos tiveram pela primeira vez a percepção de que as empresas de comunicação jogam sujo de acordo com interesses próprios.

Assim como o Movimento Passe Livre encontrou na revogação do aumento da tarifa uma proposta concreta para que suas reivindicações ganhassem visibilidade, o movimento pela democratização da mídia busca encontrar os 20 centavos do tema, para que as propostas sensibilizem, pelo menos, 1,3 milhão de pessoas – número de assinaturas necessárias - para que o Projeto de Lei da Mídia Democrática chegue ao Congresso.

Com informações da FUP