Pular para o menu
1307627882

Primeira cirurgia de reabilitação da audição no SUS será realizada no RN

09 de junho de 2011 às 10:58

O Rio Grande do Norte vai realizar pela primeira no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado uma cirurgia de implante coclear, que permite a reabilitação da audição. O procedimento, que ocorrerá no Hospital Onofre Lopes (HOL), será na próxima sexta-feira (10) às 13h. A cirurgia será possível devido a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Instituto Pedro Cavalcanti e o Centro Suvag RN.

A paciente a ser beneficiada perdeu a audição há três anos, tornando-se completamente surda. A cirurgia irá reabilitá-la, permitindo-a ouvir normalmente. Outro procedimento desse tipo será feito neste sábado (11), às 8h, também no HOL, em um paciente que já havia nascido surdo.

Segundo o médico Pedro Cavalcanti, que realizará as cirurgias, trata-se de um importante avanço para o SUS do RN. “A surdez é uma doença que ataca o quadro psicológico do paciente e esse procedimento contribui para que a pessoa melhore sua interação social, e, assim, sua qualidade de vida”, explicou.

Fonte: DNonline

Compartilhar: