Pular para o menu
1316789180

Produção de biodiesel cresce no Brasil

23 de setembro de 2011 às 11:46

O Gerente Geral de Produção, da Diretoria de Biodiesel, João Augusto Araújo Paiva, destacou os desafios na área de logística para fazer frente ao crescimento da produção de biodiesel no Brasil em sua apresentação na Feira Rio Pipeline 2011, realizada nesta quarta-feira (21/09) no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. “O País saltou de zero produção para 2,4 bilhões de litros em cinco anos, e a Petrobras Biocombustível atua de forma crescente no setor nos últimos três anos”, informou. Paiva destacou que a empresa opera atualmente três usinas próprias e duas em sociedade e conta com capacidade de produção de cerca de 700 milhões de litros/ano. “Atuamos no Nordeste, Minas Gerais e Sul do Brasil na produção de biodiesel. Desenvolvemos um projeto de parceria tecnológica com o Cenpes, em unidade no Pólo de Guamaré, e dois importantes e pioneiros projetos no Estado do Pará, que utilizarão palma como matéria-prima”, informou.

O gerente destacou a tecnologia avançada das unidades industriais e a flexibilidade no uso da matéria-prima. “O Brasil tem diversidade de oleaginosas e nossas usinas estão aptas a rodar com diferentes matérias-primas, o que permite o desenvolvimento de uma cadeia de suprimento que inclui a agricultura familiar”. Nesta linha de diversificação da matriz de suprimentos para biodiesel, Paiva citou o uso de Óleos e Gorduras Residuais (OGR) nas usinas da empresa. “A unidade de Quixadá (CE), por exemplo, já processou mais de 100 toneladas de óleo adquirido de cooperativas de catadores. Dessa forma, a atividade também gera renda no meio urbano e contribui com a preservação do meio ambiente”.
 
João Augusto Paiva participou do fórum “Transporte de Biocombustíveis”, moderado pelo gerente executivo de Abastecimento e Logística, Eduardo Autran, e que teve participação do diretor comercial da Logum, Luiz Augusto Fonseca, do gerente executivo de Oleodutos da Petrobras Transporte, Breno Calazans, e do diretor de desenvolvimento de negócios da Raízen Combustíveis, Nilton Gabardo. Também na Feira Rio Pipeline 2011, o gerente de Manutenção de Oleodutos da Transpetro, Edgard de Castro Souza, palestrou hoje em fórum sobre ações preventivas, destacando o planejamento e a inspeção como principais fatores para garantir a integridade física da malha de dutos e das comunidades do entorno. 

Fonte: NN

Compartilhar: