Enrolação

Proposta da Petrobrás é rejeitada pela FUP ainda na mesa de negociação

Apresentação de uma proposta incompleta com a categoria em greve é inadmissível

21 de outubro de 2013 às 14:23

Foto: Gilson Sá

Como já era previsto, a reunião com a Petrobrás nesta segunda-feira, 21, data do leilão de Libra, tinha como principal objetivo tentar desmobilizar a categoria e enfraquecer a greve nacional. A nova proposta apresentada pela empresa, além de incompleta, não atendeu aos principais pleitos da categoria, tanto na questão econômica, quanto nas reivindicações sociais. Por isso, a Federação Única dos Petroleiros decidiu rejeitá-la ainda na mesa de negociação.

Também não houve avanços em relação ao fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados e a extensão para os aposentados e pensionistas do pagamento dos três níveis conquistados pelos trabalhadores da ativa nas campanhas de 2004, 2005 e 2006. A Petrobrás alegou que já existe uma comissão instituída para responder em 45 dias esse e outros pleitos referentes a Petros. A FUP criticou o posicionamento da empresa, ressaltando que a extensão dos três níveis para os aposentados e pensionistas deve ser objeto do Acordo Coletivo e não de uma comissão que só se pronunciará em 45 dias.

A Federação deixou claro que é inadmissível a Petrobrás apresentar uma proposta incompleta com a categoria em greve em todo o país. A empresa propôs uma nova reunião nesta terça-feira, 22, para dar continuidade às negociações. Nesta data, também está prevista a reunião do Conselho Deliberativo da FUP, às 15h, no Rio de Janeiro.

Proposta é incompleta

A proposta apresentada nesta segunda-feira, 21, pela Petrobrás e subsidiárias não avança em relação a pleitos importantes da pauta dos petroleiros. O ganho real na RMNR – entre 1,41% e 1,80% - continua aquém do que cobram os trabalhadores. A empresa também não se pronunciou em relação às reivindicações de melhorias no PCAC, como avanço automático de Pleno para Sênior e realinhamento das carreiras de nível médio, garantindo a isonomia para os inspetores de segurança patrimonial, técnicos de inspeção de equipamentos, de contabilidade, de administração e de enfermagem.

A proposta da Petrobrás também não aponta mudanças estruturais na política de SMS, nem avança em outros pleitos fundamentais, como ingresso de pai e mãe na AMS; extensão imediata dos três níveis para os aposentados e pensionistas; fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados; garantia da AMS para os aposentados da Transpetro; custeio integral de medicamentos para os aposentados e pensionistas; melhoria do benefício farmácia; pagamento das horas extras a 100% para os trabalhadores da manutenção que estão no regime administrativo; além do restabelecimento do convênio da Petrobrás com o INSS para pagamento dos benefícios da Petros, entre outras reivindicações.

Denúncia de ações antissindicais

A FUP condenou duramente as ações antissindicais dos gestores da Petrobrás para tentar impedir o direito constitucional de greve dos trabalhadores. A Federação denunciou várias arbitrariedades cometidas pela Empresa, que tem recorrido até mesmo às Forças Armadas para patrulhamento das unidades, além da utilização da polícia, inclusive P2, nos campos terrestres e em outras unidades, interditos proibitórios com multas absurdas, expedidos inclusive por desembargadores e com envio de juízes de plantão às unidades, cárcere privado, corte de comunicações nas plataformas, ingresso de equipes de contingência, entre tantas outras ilegalidades. Os dirigentes da FUP ressaltaram que essas ações configuram crime contra a organização sindical e o direito de greve, fatos que estão sendo amplamente denunciados.

Greve continua - No Rio Grande do Norte, o movimento prossegue forte, com elevados índices de adesão em todas as bases da Companhia. A Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN orienta aos trabalhadores e trabalhadoras para que compareçam às mobilizações, reforçando a unidade do movimento.

Em Natal e Mossoró (Base 34), serão realizadas novas assembleias nesta terça-feira, a partir das 8h30.

(Da FUP com título e informações da Redação)

Arquivos anexados
AnexoTamanho