Participação nos Lucros

Proposta de regramento da PLR está sendo aprovada sem nenhum voto contrário

No RN, foram realizadas 10 assembleias, até o final da manhã desta quinta-feira, 20

20 de março de 2014 às 16:45

Foto: Arquivo

A proposta de regramento do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), apresentada recentemente pela Petrobrás, está sendo aprovada pela categoria petroleira norte-rio-grandense sem nenhum voto contrário. Até o final da manhã desta quinta-feira, 20, foram registradas apenas quatro abstenções, nas 10 assembleias realizadas desde a segunda-feira, 17. Com isso, o percentual favorável à assinatura do acordo já alcança 98,47%.

As sessões deliberativas foram realizadas na Base-34 (Mossoró), Campo de Conceição (CNB-Macau), Polo Guamaré (Turmas 1 e 2 - Guamaré), Campo de Canto do Amaro (Mossoró), Campo de Lorena (Dix-sept Rosado), Campo de Riacho da Forquilha (Apodi), Base de Operações de Estreito (ETB-Carnaubais), S-7 (Alto do Rodrigues) e Plataformas (Porto de Guamaré).

Veja, a seguir, o calendário com as assembleias restantes...

20/03/14 (Quinta-feira)

Campo de Fazenda Pocinho (Pendências)

21/03/14 (Sexta-feira)

Sede Administrativa (Natal)

Polo Guamaré (Administrativo, REC e Sobreaviso)

Polo Guamaré (TIR)

Segundo informações da Federação Única dos Petroleiros – FUP, nove bases já concluíram as assembleias: Minas Gerais, Paraná/Santa Catarina, Duque de Caxias, Unificado do Estado de São Paulo, Pernambuco/Paraíba, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia. Em todas, os percentuais de aprovação foram superiores a, pelo menos, 73,5%. No Norte-fluminense, a consulta nas plataformas já foi encerrada, restando apenas as bases de terra. No Ceará, as assembleias prosseguem até 26 de março.

Veja aqui o histórico da PLR da Petrobrás (2007/2012) e um estudo do Dieese sobre os efeitos do Acordo de Regramento. E aqui, a minuta de Acordo com a metodologia para definição e pagamento de PLR que estará em discussão nas assembleias.

Novas regras garantirão aumento de 33% na PLR 2013

Durante o processo de negociação da proposta de regramento com a Petrobrás, a FUP exigiu que a nova metodologia já passasse a valer para a quitação da PLR 2013. A reivindicação garante um aumento de 36% no valor do piso e de 33% no montante. As regras pactuadas pela FUP farão com que os trabalhadores se apropriem já neste ano de R$ 371 milhões a mais do lucro da Petrobrás. Veja a comparação abaixo:

PLR 2013 com o regramento

PLR 2013 sem o regramento

Piso da PLR 2013 com o regramento

Piso da PLR 2013 sem o regramento

R$ 1,473 bilhão (6,25% do lucro)

R$ 1,102 bilhão (4,5% do lucro)

R$ 14.879,83 ou 1,12 remuneração normal

R$ 10.937,76 ou 0,82 remuneração normal

A FUP também cobrou que a Petrobrás efetue a quitação da PLR 2013 conforme garante a nova legislação, que reduziu de seis meses para um trimestre o intervalo mínimo entre os pagamentos. A empresa respondeu que, após os sindicatos assinarem os acordos, os trabalhadores receberão em 2 de maio. No dia 21 de março, a FUP volta a se reunir com a Petrobrás para discutir as metas da PLR 2014.