Refinarias nordestinas deverão atrasar

22 de julho de 2011 às 10:52

Rio (AE) - A diretoria da Petrobras deve apresentar hoje, pela terceira vez, ao conselho de administração da estatal, o novo plano de negócios para o período 2011-2015. Depois de muita negociação, o valor dos investimentos ficará entre US$ 225 bilhões e US$ 230 bilhões, pouco acima dos US$ 224 bilhões previstos no período 2010-2014. Mas, ainda muito aquém dos US$ 260 bilhões inicialmente pretendidos pela companhia. As principais modificações deverão se concentrar nos prazos das novas refinarias e no desenvolvimento de áreas exploratórias. As refinarias Premium I (no Maranhão) e II (no Ceará), com investimento previsto de US$ 30 bilhões terão de ter o começo da operação, antes fixado entre 2015 e 2017, adiado entre um ano e um ano e meio.

Na quarta-feira, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, teve reunião reservada em Brasília com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também preside o conselho da estatal. Sem condições de elevar receita por meio de um ajuste no preço de combustíveis e com a obrigação de adequar os investimentos às margens orçamentárias impostas pelo governo, a companhia terá de rearranjar as condições de grandes projetos.

A área de Exploração e Produção poderá se concentrar mais no desenvolvimento dos campos do pré-sal que já constam do portfólio. Gabrielli teria obtido a garantia de que o primeiro leilão pelo novo modelo de partilha só ocorrerá no final de 2012 ou início de 2013, e não mais no primeiro trimestre do próximo ano.

Fonte: Tribuna do Norte Online