Pular para o menu
1394713035
Comissão da Verdade

Relação entre empresas e repressão é tema de seminário em SP

13 de março de 2014 às 09:17

A relação entre empresas e o aparelho repressivo da ditadura estará no foco de um seminário no próximo dia 15 de março, às 13h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento é uma iniciativa do Grupo de trabalho "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical", da CNV, e reunirá acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, sindicalistas e membros e assessores das duas comissões.

Pela manhã, em encontro de trabalho, não-público, quando os participantes do seminário apresentam as principais pesquisas que possuem sobre o tema e trocam informações. À tarde, será feita uma apresentação pública sobre os temas debatidos, antecedida por uma entrevista à imprensa.

A apresentação pública dos estudos e análises debatidos pela manhã acontece à tarde, no Auditório Teotônio Vilela, a partir de 13h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia. Acesse: http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ e selecione o nome do auditório, para ver a transmissão.

A coordenadora do GT "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical", da CNV, Rosa Cardoso, participa das duas etapas do seminário, bem como o presidente da Comissão da Verdade Rubens Paiva, Adriano Diogo.

Já confirmaram participação os seguintes acadêmicos: Jorge José de Melo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História com a tese "Boilesen, um empresário da ditadura: a questão do apoio do empresariado paulista à Oban/Operação Bandeirantes, 1969-1971", Pedro Henrique Pedreira Campos, doutor em História com a tese "A Ditadura dos Empreiteiros: as empresas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Estado ditatorial brasileiro, 1964-1985, e Denise de Assis, da CEV-Rio.

Também participam da atividade os sindicalistas Américo Gomes e Luiz Carlos Prates, o Mancha, e pesquisadores do Projeto Memória da Oposição Sindical Metalúrgica, do Centro de Memória Sindical da Força Sindical e da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

SERVIÇO:
O quê: "Seminário: Como as empresas se beneficiaram e apoiaram a ditadura"
Quando: 15 de março de 2014, sábado
Horário: 13h30
Onde: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Teotônio Vilela
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera - São Paulo – SP
Transmissão ao vivo na internet: acesse http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ e selecione o nome do auditório, para assistir.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Compartilhar: