Elfe Óleo e Gás

Reunião discute últimos detalhes para homologação do ACT 2014/2015

Ganho real nos salários e extensão da licença maternidade estão entre as principais conquistas

21 de julho de 2014 às 16:37

Discutir os últimos detalhes para a homologação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015. Este foi o objetivo da reunião de diretores do SINDIPETRO-RN com representantes da Elfe Óleo e Gás.  O encontro aconteceu na última quinta-feira, 17, na subsede do Sindicato, em Mossoró. Na oportunidade, foram reafirmados os compromissos firmados com o Sindicato, em relação aos percentuais de reajuste de salário e benefícios já aprovados pela categoria.

Durante a negociação, a Empresa confirmou o reajuste do piso em 10%. Dessa forma, o salário base sobe de R$ 815,00 para R$ 896,50, significado um ganho real de 3,23%. Já, os trabalhadores que recebem acima do piso terão salários majorados em 8,5% com ganho real de 1,73%. Aqueles que recebem valores acima de cinco mil reais terão um valor fixo de R$ 300,00 a mais. Conforme prevê a lei 5.811, estão previstos, ainda, adicionais de periculosidade, sobreaviso e HRA (hora de repouso e alimentação).

Outra conquista da Campanha Salarial foi o aumento da licença maternidade de 150 para 180 dias. Segundo o diretor Pedro Idalino, este ajuste foi um progresso no cumprimento das leis trabalhistas. “A partir dos 150 dias, a lei só estava sendo praticada pelo serviço público. A extensão da nova modalidade de licença à esfera privada é considerada um avanço”, destacou Idalino.

Plano de Cargos e Carreiras – Questionado acerca do Plano de Cargos e Carreiras, o gerente Carlos Mauricio solicitou um prazo de noventa dias para apresentação da proposta, a qual conta com a participação da diretoria do Sindicato em sua construção. Ainda dentro desse prazo, será apresentada uma proposta para pagamento de PLR. Mauricio ainda assegurou o recebimento dos retroativos do mês de junho na folha de pagamento de julho, sendo para o dia 29 do mesmo mês, a assinatura do ACT.