Se fosse um país, RN seria a Jamaica ou Macedônia, diz revista

06 de setembro de 2011 às 12:46

Revista inglesa elabou ranking comparando os estados brasileiros a nações; nenhum membro da federação alcançou índices de nações desenvolvidas.

A revista inglesa The Economist elaborou um mapa no qual compara os estados brasileiros a nações, e a conclusão é que o Rio Grande do Norte se assemelha à Jamaica, Macedônia e Albânia.

Três parâmetros foram utilizados nas mensurações. No primeiro, o PIB, o RN é comparado à Jamaica, país da América Central, com um Produto Interno Bruto de US$ 13,9 bilhões.

Quando se distribui a riqueza pela número de habitantes (PIB per capta), o Estado se equipara à Macedônia: são US$ 4.471,00 por habitante. Já em população, 3,1 milhões de pessoas, o RN é comparado à Albânia.

O levantamento da The Econimist revelou que nenhum estado brasileiro se compara a uma nação de primeiro mundo. O Distrito Federal é o que mais se aproximou no critério PIB per capta; ele se assemelhar a Portugal, com um índice de US$ 25 mil por habitante.

Estado mais rico, São Paulo, em valores absolutos de riquezas, seria a Polônia, um emergente com US$ 529,4 bilhões de PIB. Nos dois principais critérios - geração de riqueza e distribuição - o Rio Grande do Norte ocupa as últimas posições do ranking.

Nominuto.com