1380222019
DESIGUALDADES REGIONAIS

Seminário debate consequências da retração de investimentos da Petrobrás

Regiões Norte, Nordeste e o norte do Espírito Santo estão sendo afetados com a concentração de recursos no Pré-sal

26 de setembro de 2013 às 16:00

Foto: Arquivo

Dimensionar as consequências econômicas e sociais da política de concentração de recursos na área do Pré-sal e mobilizar a sociedade para cobrar da Petrobrás mais investimentos nas regiões que possuem campos terrestres de produção. Estes são os principais objetivos do “Seminário em defesa dos investimentos da Petrobrás no Norte, Nordeste e Norte Capixaba”, que será realizado em Fortaleza (CE), nesta sexta-feira, 27 de setembro.

O evento reunirá dirigentes sindicais petroleiros dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo e Amazonas, além de técnicos da área, membros da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás e prefeitos de municípios integrantes de regiões produtoras. O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás (CA), José Maria Rangel, também participará do Seminário e levará ao CA um documento produzido no evento.

Segundo o presidente do SINDIPETRO CE/PI, Orismar Holanda, “a Petrobrás tem colocado em prática um projeto de redução de investimentos nos campos de produção de petróleo e gás em toda a área do Nordeste. Isso gera uma queda na produção atual, afetando a economia da região, com diminuição de empregos e renda”.

Para exemplificar, Orismar relata que, em Fortaleza, o departamento de abastecimento da Petrobrás já orientou a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) a transferir para outros setores algo em torno de 50 empregados próprios. Além disso, projetos de ampliação foram suspensos.

No Rio Grande do Norte, Estado em que o petróleo responde por quase metade do PIB industrial, o SINDIPETRO-RN já vem denunciando a retração de investimentos há dois anos. Em 2013, diante do agravamento da situação, a atuação da Petrobrás foi objeto de debate em duas audiências públicas promovidas pelas Câmaras Municipais de Mossoró e Natal.

[Baixe aqui a programação do evento]

Confira aqui o link da transmissão ao vivo:

(Da Redação com informações de http://sindipetroce-pi.org.br/)