Senado promove Audiência para debater investimentos da Petrobrás no RN e situação da Clara Camarão

06 de novembro de 2017 às 16:19

Foto: Christian Vasconcelos

Por proposição da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado promoverá Audiência Pública para debater “os planos de investimento e estrutura de gestão da Petrobras no Rio Grande do Norte, em especial quanto à Refinaria Potiguar Clara Camarão”.

O evento será realizado nesta quarta-feira, 8, às 9 horas, na Sala de Reuniões nº 13, da Ala Alexandre Costa, Anexo II, sendo motivado principalmente pela mudança de status da RPCC, que passa a ser gerenciada pela Diretoria de Exploração & Produção, saindo da esfera da Diretoria de Refino e Gás Natural.

Atualmente, a Refinaria Potiguar Clara Camarão tem capacidade para refinar 45 mil barris de petróleo por dia, abastecendo os mercados do Rio Grande do Norte e de parte do Estado do Ceará com gasolina, querosene de aviação e óleo diesel.

Para a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN, a transformação da unidade em Ativo Industrial vinculado à Diretoria de Exploração & Produção é parte de um movimento maior que a Petrobrás já vem fazendo, e que visa se retirar de atividades de exploração e produção em terra.

Concentrando-se em atividades de extração e venda de óleo cru extraído da fatia que lhe couber do Pré-sal, a fim de obter lucro fácil e rápido, a gestão comandada por Pedro Parente vem acelerando o processo de desintegração da Companhia, vendendo unidades e ativos em outras áreas, sem nenhuma preocupação com os reflexos econômicos e sociais dessas decisões.