Pular para o menu
1440773584

Senadores entreguistas encerram Comissão e remetem PLS 131 ao Plenário

28 de agosto de 2015 às 11:53

destaque

Foto: Christian Vasconcelos

Sem fazer qualquer debate sobre o PLS 131, a Comissão Especial do Senado, que analisaria o projeto entreguista de José Serra, foi encerrada. A direção da FUP esteve no último dia 26 no Senado, para acompanhar a sessão que ouviria os governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo sobre o PLS 131, mas foi surpreendida pelo anúncio do presidente da Comissão, Otto Alencar. Sem quórum para abrir a reunião, ele cancelou a sessão, encerrou a Comissão e, com o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros, remeteu o projeto para discussão no Plenário.

A FUP e seus sindicatos aumentarão a pressão no Congresso Nacional para defender a Petrobrás e o pré-sal. As mobilizações e interlocuções feitas pelos petroleiros têm deixado os parlamentares em polvorosa, levando, inclusive, Renan Calheiros, a arbitrariamente tentar impedir o acesso da FUP ao Senado. Essa, portanto, é uma luta árdua, que só está começando.

Mais do que tirar a Petrobrás do pré-sal, o PLS 131 abre o caminho para que as multinacionais se apropriem dessa riqueza, como José Serra prometeu aos executivos da Chevron em 2009, ao se comprometer a retomar o modelo de concessão. Estudos recentes apontam que o pré-sal tem ainda mais de 170 bilhões de barris de petróleo para serem explorados.

Só o PSDB tem três projetos no Congresso para alterar a lei de partilha. Portanto o que está em disputa é o controle e a destinação da maior reserva de petróleo do planeta. A FUP e seus sindicatos farão o que for preciso para defender a soberania nacional e o patrimônio público. Os petroleiros não darão sossego aos entreguistas. Na Petrobrás e no pré-sal, ninguém mexe!

Fonte: FUP

Compartilhar: