Pular para o menu
1412871357
SAÚDE

Sesc RN promove ações gratuitas durante o Outubro Rosa

Ações tem como objetivo frisar importância da detecção precoce do câncer de mama

09 de outubro de 2014 às 13:15

Descobrir o câncer de mama o quanto antes aumenta as chances de cura. É isso o que prega a campanha Outubro Rosa, realizada em todo o mundo no mês de outubro e da qual o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) participa mais uma vez. Durante todo o mês, a instituição do Sistema Fecomércio promove palestras gratuitas e orientações sobre o tema nas unidades Sesc de Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, São Paulo do Potengi e Macaíba. Toda a programação está disponível no site www.sescrn.com.br.

O ciclo de palestras sobre prevenção ao câncer de mama começa dia 08/10, no Sesc Macaíba, e continua no Sesc Zona Norte (10/10), Sesc Centro, em Natal (16/10), Sesc São Paulo do Potengi (20/10) e Sesc Nova Cruz (27/10). As palestras serão ministradas em parceria com o grupo Despertar, da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, e ainda pelo presidente da Associação Norte-rio-grandense de Mastologia, Luiz Murilo Brito.

Nas unidades Sesc de Mossoró e Natal (Restaurante, Alecrim e Ponta Negra), também serão disponibilizados materiais sobre como diminuir os riscos de desenvolvimento do explicações da equipe de Educação em Saúde do Sesc e do símbolo da campanha, o laço rosa. Além disso, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que combate o câncer de mama o ano inteiro, promoverá ações voltadas ao tema em Caicó – cidade onde está estacionada -, em conjunto com a Liga Contra o Câncer.

PREVENÇÃO O ANO INTEIRO

Embora o Sesc RN se engaje todos os anos na campanha Outubro Rosa, a importância da prevenção ao câncer de mama é disseminada pela instituição o ano inteiro. Além de palestras em empresas, usa como instrumento a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, cuja moderna estrutura disponibiliza vários exames preventivos gratuitos, incluindo a
mamografia. Um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN emite imagens tão nítidas que exibem até nódulos microscópicos. Orientações sobre a doença também são realizadas tanto na unidade quanto nos bairros do município onde se encontra. A equipe é composta por médico, assistente social, técnica de enfermagem, radiologista e
artífice.

Inaugurada em julho de 2012 no RN, a Sesc Saúde Mulher passou, até outubro de 2014, por oito cidades potiguares, realizando mais de 50 mil atendimentos e cerca de 4.400 mamografias. O SESC RN foi o primeiro do país a implantar a Sesc Saúde Mulher, hoje só existe uma ugual em Goiás. A atuação da unidade no RN rendeu um documnetário, produzido pela equipe audiovisual do Sesc Nacional e que será veiculado em outubro no canal do Youtube da instituição.

Segundo o Ministério da Sáúde, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Serviço:

O quê? Sesc RN oferece programação gratuita alusiva à campanha Outubro Rosa

Quando? De 08 a 31/10

Onde? Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, São Paulo do Potengi e Nova Cruz

Programação gratuita

Mais informações: www.sescrn.com.br

Fonte: Portal no Ar

 

Compartilhar: