Pular para o menu
1548964252

Setor privado: sindicato faz maratona para discussão de Acordos Coletivos

31 de janeiro de 2019 às 16:50

destaque

Foto: Arquivo

Conforme deliberação tomada em reunião realizada na última segunda-feira, 28, a Diretoria do SINDIPETRO-RN vem percorrendo bases administrativas e operacionais de empresas terceirizadas e do setor privado, com o objetivo de dar andamento às campanhas reivindicatórias para estabelecimento ou renovação de diversos acordos coletivos de trabalho. A maratona teve início já na segunda-feira, em Mossoró, com a realização de reuniões de negociação com as direções da Conterp e da Forteks.

Junto à Conterp, empresa que presta serviços nas plataformas marítimas e que também possui bases em Mossoró, os dirigentes sindicais defenderam a necessidade de regularização das relações de trabalho, por meio da celebração de Acordo Coletivo. Paralelamente, já informaram que a negociação deverá prever reajuste salarial e melhoria de Plano de Saúde para os trabalhadores.

Na Forteks, a representação sindical recebeu a proposta da empresa, centrada na concessão de um reajuste salarial da ordem de 3% e no aumento no valor do tíquete-alimentação, que passaria dos atuais R$ 14,00 para R$ 16,00. Considerando que a empresa aguarda a celebração de um aditivo ao contrato de prestação de serviços, o sindicato contrapropôs o pagamento retroativo imediato a 1º/09 e a manutenção da mesa de negociação. A empresa informou que precisa aguardar o aditivo para ver se é possível melhorar a proposta presentada.

Na quarta-feira, 30, a programação chegou à Hydratight. Desta feita, porém, com mobilização. No período das 7h às 11h, houve concentração pública de trabalhadores, em frente à sede da empresa, no município de Alto do Rodrigues. O protesto, que se repetiu na manhã desta quinta-feira, 31, no Campo de Estreito, que se estende pelos municípios de Alto do Rodrigues, Carnaubais e Açu, teve por objetivo exigir da Hydratight uma proposta de Acordo Coletivo que contemple um reajuste digno.

Também nesta quinta-feira, 31, no período da tarde, houve uma reunião com os trabalhadores da Varco. Durante o encontro, foram apresentados informes sobre a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, com destaque para o debate sobre pontos específicos relacionados aos anseios dos trabalhadores do Rio Grande do Norte. A contraproposta da empresa deverá ser divulgada entre os dias 7 e 11 de fevereiro e, logo em seguida, será posta em discussão.

Compartilhar: