Pular para o menu
1450471254

Sindicato cobra regularização das “dobradinhas”

18 de dezembro de 2015 às 17:40

destaque

Foto: Arquivo

A Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 18, em Natal, com representantes da gerência local de Recursos Humanos da Petrobrás. A agenda teve por objetivo cobrar a regularização do pagamento da chamada “dobradinha”.

De acordo com denúncias recebidas pelo Sindicato, desde o 7 de setembro, a Petrobrás vem descumprindo o pagamento das horas extras referentes ao trabalho realizado em dias feriados, prejudicando os trabalhadores e trabalhadoras engajados no Turno e em regimes especiais.

A empresa alega que a remuneração em valor inferior àquele que vinha sendo praticado decorre da adoção de uma nova sistemática de cálculo que corrigiria um “erro de interpretação”, o qual teria sido responsável pelo pagamento de valores indevidos.

Para a Diretoria do SINDIPETRO-RN, a “nova interpretação” adotada pela empresa fere o Acordo Coletivo de Trabalho, na medida em que a própria expressão “dobradinha”, já incorporada ao jargão da categoria, designa o pagamento em dobro pelo trabalho realizado em feriado.

Diante da atitude da Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros – FUP entrou com uma ação judicial, questionando o procedimento adotado. Como a questão tem abrangência nacional e a matéria está judicializada, a Diretoria do Sindicato entende que é necessário aguardarmos a decisão dos tribunais.

Compartilhar: