Sindicato convoca categoria para apreciar nova proposta da Petrobrás

09 de julho de 2019 às 10:12

Foto: Arquivo

Reunida na manhã desta segunda-feira, 8, a Diretoria do SINDIPETRO-RN decidiu aprovar um calendário de sessões deliberativas de assembleia geral para que seja apreciada a segunda contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, recentemente apresentada pela Petrobrás.

O indicativo aprovado em reunião do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP, realizada na última sexta-feira, 5, orienta a realização das consultas no período de 9 a 22 de julho, e defende a rejeição da proposição apresentada pela Companhia.

Ao longo da última semana, representações da FUP e da FNP participaram de rodadas de negociação com a empresa, buscando preservar conquistas e direitos consagrados no atual ACT, bem como, obter um reajuste salarial capaz de manter o poder de compra da categoria. No entanto, apesar dos esforços, não houve evolução.

Como a FUP vem alertando, o desmonte do atual ACT está diretamente ligado à privatização do Sistema Petrobrás. O objetivo de Castelo Branco é vender tudo e transformar a Petrobrás em uma mera exportadora de óleo cru. Por isso, tirar os sindicatos e o ACT do caminho é fundamental para a atual direção da Petrobrás.

Para o coordenador geral do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino, “o desmanche de vários capítulos do nosso ACT, como os que tratam de segurança no emprego, mobilidade, terceirização e relações sindicais, só fazem reforçar essa intenção dos gestores”. Segundo Ivis, essa situação exige uma resposta contundente da categoria, que deverá ser uma rejeição massiva da contraproposta.

No Rio Grande do Norte, as sessões deliberativas dessa nova rodada de consultas (edital) começam nesta sexta-feira, 12, e se estendem até o dia 19 de julho, conforme o calendário abaixo.

ASSEMBLEIAS

Dia

Natal

Mossoró