ATP-Mossoró

Sindicato reúne-se com novo gerente

23 de outubro de 2014 às 14:41

Foto: SINDIPETRO-RN

Com o objetivo de abrir canais de interlocução permanente com a direção do Ativo de Produção da Petrobrás em Mossoró, o SINDIPETRO-RN esteve reunido com o novo gerente da Unidade, Cézar Miranda. O encontro aconteceu no dia 9/10, na Base 34, e contou com a participação do coordenador-geral do Sindicato, José Araújo, e da diretora de Comunicação, Fátima Viana.

Os representantes dos trabalhadores levantaram diversos problemas relacionados à recomposição de efetivos, regimes de trabalho, terceirização e segurança. Segundo Fátima Viana, no RN, a terceirização na Petrobrás está alcançando índices alarmantes. Cerca de 80% do efetivo do Ativo de Produção do Alto do Rodrigues, chegando a 90%, em Mossoró.

Para o SINDIPETRO-RN, o crescimento da terceirização, inclusive em atividades-fim, tem diversas implicações negativas que precisam ser repensadas. Em se tratando de Petrobrás, considerando que muitas atividades exigem treinamento complexo, nem sempre oferecido aos trabalhadores terceirizados, incorre-se em uma série de riscos, dentre os quais, o comprometimento da segurança. Como demonstram as estatísticas, os terceirizados somam mais de 90% das vítimas de acidentes em instalações da Companhia, nos últimos cinco anos.

Em relação aos regimes de trabalho, os diretores do SINDIPETRO-RN frisaram, junto ao novo gerente, que a grande preocupação da entidade é com a utilização do Regime Administrativo em áreas de campo, o que vem sendo praticado nos dois Ativos. A modalidade traz diversos tipos de prejuízo para o trabalhador, pois estes acabam tendo um tratamento equivalente àquele concedido aos que trabalham em áreas não remotas.