Pular para o menu
1507751600

Sindicatos do Nordeste articulam Frente Ampla em Defesa da Petrobrás

11 de outubro de 2017 às 16:53

destaque

Foto: Arquivo

Os cinco sindicatos de petroleiros representativos de bases situadas em Estados do Nordeste (BA, CE, PE/PB, RN e SE/AL) estão articulando a organização de uma Frente Ampla em Defesa da Petrobrás. O pontapé para a criação do movimento será dado numa reunião agendada para o próximo dia 18 de outubro, às 14 horas, em Recife-PE.

Além de dirigentes sindicais petroleiros e de representantes dos movimentos sociais, o evento reunirá agentes políticos dos poderes Legislativo e Executivo, de âmbito municipal, estadual e federal, com o objetivo de celebrar uma grande aliança. A ideia é reforçar a luta contra a privatização da Petrobrás e pela retomada dos investimentos da estatal em atividades de exploração e produção na região.

Entusiasta do movimento, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) já revelou disposição de organizar uma Audiência Pública no Senado, com o propósito de debater os impactos econômicos e sociais da retração de investimentos da Petrobrás nos Estados nordestinos. Desde que assumiu a Presidência da Companhia, Pedro Parente tem imposto à estatal uma agenda regressiva, caracterizada pelo abandono dos campos terrestres e pela tentativa de venda desses ativos.

Sob tal orientação, a Petrobrás vai deixando de ser um instrumento estratégico do Estado brasileiro de indução do desenvolvimento, para se transformar numa mera produtora e exportadora de óleo cru extraído do Pré-sal, sem qualquer preocupação com a atenuação das desigualdades regionais ou mesmo com os impactos econômicos e sociais locais, decorrentes da mudança de foco de sua atuação.

SERVIÇO

O quê?

Criação da Frente Ampla do Nordeste em Defesa da Petrobrás

Quando?

18/10 (quarta-feira) às 14 horas

Onde?

Parkhotel

Rua dos Navegantes, 9 – Boa Viagem / Recife (PE)