WORKTIME

SINDIPETRO-RN combate mais um calote de empresas terceirizadas

Empresa, que presta serviços de Gerência de Serviços Gerais, não pagou salários e benefícios de fevereiro

27 de março de 2012 às 09:27

O SINDIPETRO-RN realizou dois protestos contra a Petrobrás e a Worktime, nas últimas quarta e quinta-feira, 21 e 22 de março, nas instalações da companhia no S-7 e em Alto do Rodrigues, respectivamente. A terceirizada, que presta serviços de Gerência de Serviços Gerais, não pagou os salários de fevereiro, horas extras, férias (gozadas sem pagamento), cartão alimentação (sem crédito), nem o plano de saúde (cancelado devido a não pagamento). Os encargos sociais, como FGTS, estão em situação irregular desde novembro, além de outros benefícios, que também se encontram atrasados.

A Petrobrás desde dezembro está praticamente gerenciando a Worktime, efetuando, inclusive, pagamentos dos salários dos trabalhadores. Em fevereiro, a estatal pagou parte dos salários, porém, encargos sociais e benefícios permaneceram atrasados.

Para sanar o problema, o sindicato entrou com ação na justiça e conseguiu bloquear 50% da fatura do mês de janeiro do contrato vigente.Em nova petição na justiça requereu a antecipação de tutela do valor já bloqueado para pagamento de todas as verbas, além da liberação do FGTS. Em outra ação, o SINDIPETRO-RN solicitou o bloqueio de todas as faturas dos contratos que a Worktime mantém com a Estatal.

Tenasa deve assumir contrato

A TENASA, provavelmente, será a empresa que assumirá os serviços abrangidos pelo contrato da Worktime e o SINDIPETRO-RN reivindica que os trabalhadores também sejam absorvidos por esta terceirizada. Entretanto, é necessário que a Petrobrás agilize a transferência do contrato, pois os trabalhadores decidiram em assembleia entregar carta de rescisão indireta à terceirizada irregular, informando que a partir do dia 26 de março estarão se desligando da Worktime.

O sindicato aguarda ainda, o despacho do juiz para definição, junto à assessoria jurídica, dos próximos encaminhamentos.