Pular para o menu
1532547600

SINDIPETRO-RN participa de Seminário Nacional dos Petroleiros Terceirizados e do Setor Privado

25 de julho de 2018 às 16:40

destaque

Foto: Arquivo

Com o objetivo de fazer uma análise mais detalhada e identificar novas formas de fortalecimento da ação sindical no setor privado da categoria petroleira, o SINDIPETRO-RN participou do Seminário Nacional dos Petroleiros Terceirizados na última terça-feira, 24, em Salvador.

O evento reuniu a direção da FUP e vários sindicatos filiados, além de trabalhadores de outras bases. Pelo SINDIPETRO-RN, foram os seguintes participantes: Márcio Dias, Manoel Assunção, Eufrásio Paulino e Darc Lays. 

Na oportunidade, os participantes traçaram um diagnóstico do setor, discutiram a conjuntura política nacional e avaliaram a geopolítica do petróleo, sob a coordenação da Federação Única dos Petroleiros.

Salários baixos, condições precárias de trabalho e o crescente número de acidentes no ambiente de trabalho foram algumas das questões abordadas no encontro. 

A sub-notificação de acidentes de trabalho e a necessidade de melhorar a ação política nacional para ampliar a representação destes petroleiros pela FUP e seus sindicatos filiados, também foram pontos de discussão no encontro.

Por sua vez, a assessoria jurídica da Federação mostrou a necessidade de agilizar a adequação estatutária para ampliar a representação sindical no setor e coibir a ação de correntes sindicais oportunista no setor.

Esse é o quadro que define bem a situação dos trabalhadores terceirizados e do setor privado de Norte a Sul do País e não apenas no setor petróleo, mas em todos os setores. 

Ao final, foram discutidos e definidos diversos encaminhamentos nas áreas de comunicação, formação política, finanças e organização como forma de resolver os problemas e melhorar a ação sindical no seio da categoria. 

 

Compartilhar: