Pular para o menu
1453383405
Setor Financeiro

SINDIPETRO-RN preza pela transparência na prestação de contas

Primeira reunião do Conselho Fiscal efetiva-se para analisar as contas de 2015

21 de janeiro de 2016 às 10:36

destaque

Foto: Gilson Sá

Hoje (21), pela manhã, acontece a primeira reunião do Conselho Fiscal para analisar as contas de 2015. Quando se lida com dinheiro que não é seu, é preciso prestar contas do valor a quem é confiado. No SINDIPETRO-RN não é diferente: os bens adquiridos, os gastos para manter funcionários, a estrutura da sede Natal e das subsedes (Natal e Mossoró), os deslocamentos dos diretores até as áreas de produção do setor petrolífero no Rio Grande do Norte, tudo isso só é viabilizado por meio da contribuição dos trabalhadores. Logo, é dever do Sindicato realizar a verificação e apresentação de suas contas.

O procedimento consiste em avaliar os gastos realizados em 2015, para apresentar posteriormente em uma “Assembleia de Prestação de Contas”, prevista para acontecer em março. Esse processo é feito todo ano e, como sempre, zelamos para que haja, cada vez mais, transparência em sua metodologia, já que vivemos em um mundo que, infelizmente, que há muita corrupção e mau uso do dinheiro.

Conceitos

Prestação de contas consiste em juntar um conjunto de documentos e informações disponibilizadas pelos diretores do Sindicato, de forma que seja possibilitada a apreciação, o conhecimento e o julgamento das contas e da gestão da nossa entidade, segundo as competências de cada órgão, na periodicidade estabelecida do estatuto.