Pular para o menu
1429817726

SINDIPETRO-RN propõe reunião entre a FUP e a Petrobras para tratar do pagamento da PLR/2014

23 de abril de 2015 às 16:35

destaque

Foto: Arquivo

Após finalmente divulgar, na última quarta-feira, 22, suas Demonstrações Contábeis Auditadas, referentes ao exercício de 2014, a Petrobrás se manifestou, também, acerca do valor provisionado para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados - PLR para seus trabalhadores, relativo ao mesmo ano.

No Relatório da Administração, nas notas explicativas das páginas 80 e 81, a Empresa reitera o acordo de regramento firmado com a Federação Única dos Petroleiros - FUP, em março de 2014, bem como, o cumprimento das metas estabelecidas no documento. Por isso, disponibilizou R$ 1.045 BI de PLR.

Diante da atual conjuntura nacional e internacional, em que no ano de 2015 se apresenta com muitos desafios à categoria, o SINDIPETRO-RN propõe que a FUP solicite agendamento de reunião com a Empresa, a fim de definir a data para o pagamento da PLR/14. Propõe ainda, um Conselho Consultivo para o próximo dia 29 de abril, aproveitando a ida dos dirigentes sindicais para a reunião com a Petros, agendada para o dia 30 de abril.

Para o Coordenador-geral do Sindicato, José Araújo, a conquista do regramento foi fundamental para garantir o pagamento do montante neste período, em que a Petrobrás apresentou prejuízos. “Foi assegurado o pagamento do piso, que equivale à metade da remuneração do trabalhador, mais a metade do piso pago na PLR do ano anterior”, lembrou Araújo.

Foram exatamente 19 anos de luta para que os petroleiros conseguissem garantir um modelo de regramento justo e democrático para as PLR’s futuras. A Conquista veio em 2013, após a categoria intensificar mobilizações e debates acerca do tema. Com as novas regras, o montante a ser distribuído aos empregados passa a ser calculado o com base no resultado de seis indicadores corporativos, que devem ser acompanhados anualmente.  

Proposta de reunião PLR

Relatório da Petrobrás

 

Arquivos anexados
Compartilhar: