PUB-3

SINDIPETRO-RN reúne-se com equipe de Petróleo do MTE para tratar de segurança

Comissão deverá visitar a plataforma nesta terça-feira, 7 de fevereiro, e averiguar as condições de trabalho do local

07 de fevereiro de 2012 às 15:15

Ciente dos problemas com segurança reincidentes da Petrobras no Rio Grande do Norte, o grupo Móvel da área de Petróleo do Ministério do Trabalho e do Emprego solicitou uma reunião com o SINDIPETRO-RN na última segunda-feira, 6 de setembro, na sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Ribeira, para tomar ciência das situações de risco na PUB-3.

A equipe deverá visitar a plataforma nesta terça-feira, 7 de fevereiro, e averiguar as condições de trabalho do local, incluindo todos os pontos já apontados por esta entidade em seus veículos de comunicação.

Compareceram à reunião, o coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, Márcio Dias, os Diretores de Imprensa, Jorge Luiz e José Araújo, e o diretor de formação sindical, Alexandre Domingos.  Durante a reunião, os diretores frisaram as condições de transbordo do local e falta de estrutura básica para atendimentos de emergência. Também foi destacado o uso insistente dos guindastes mecânicos, que além de ultrapassados, há tempos estão sem manutenção preventiva, que deveria ser realizada anualmente pela companhia.

Em sua visita à plataforma, os representantes do MTE podem desde interditar o guindaste, até interromper o funcionamento da Plataforma. Esta segunda possibilidade, aliás, é uma das grandes preocupações do SINDIPETRO-RN, que também defendeu na reunião, que as decisões relacionadas ao problema em questão sejam tomadas com cautela, atentando para as consequências de uma possível interdição, como a possibilidade do desemprego em massa no Setor Privado. A expectativa deste sindicato é que a atuação da equipe do Ministério de Trabalho e do Emprego mude de fato a realidade da plataforma e possa devolver a tranqüilidade aos trabalhadores que atuam no local.