Pular para o menu
1478610097

SINDIPETRO-RN saúda disposição de unidade e conclama sindicatos a somarem forças

08 de novembro de 2016 às 10:01

destaque

Foto: Arquivo

A Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN encaminhou, na última sexta-feira, 4/11, correspondência ao SINDIPETRO-LP, em que saúda a decisão desta entidade de convidar todos os sindicatos de petroleiros organizados no país, independentemente de filiação a federações ou centrais sindicais, para uma reunião conjunta.

Conforme sugestão constante do ofício nº. 456/16, de 26 de outubro de 2016, o encontro seria realizado nesta quarta-feira, 9/11, na sede do SINDIPETRO-LP, em Santos, buscando a “construção conjunta de um movimento de resistência” e a “formação de um Comando Único de Greve”.

Convencido de que a força dos trabalhadores reside em sua união, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN vê a iniciativa do SINDIPETRO-LP “com satisfação”. Afinal, se existem diversas organizações atuantes no movimento sindical petroleiro, a categoria a que todos intentam representar é uma só.

Ocorre que, na data sugerida para a realização da reunião conjunta, parcela expressiva de entidades sindicais, dentre as quais o SINDIPETRO-RN, encontra-se comprometida com participação em outros eventos.

Nomeadamente, no Seminário Nacional de Qualificação de Greve, agendado para 7 e 8/11, e no Conselho Deliberativo, no dia 9/11, ambos organizados pela Federação Única dos Petroleiros – FUP. E, nesse sentido, caso a data seja mantida, o SINDIPETRO-RN não poderá participar.

Por outro lado, considerando a relevância dos propósitos perseguidos com a efetivação da agenda proposta, o SINDIPETRO-RN compromete-se em reforçar o apelo junto às demais organizações, defendendo a realização de um encontro unitário de entidades, o mais breve possível.

Ao longo de sua trajetória e, mais especialmente, a partir de 2007, o SINDIPETRO-RN tem batalhado pela construção da unidade de ação do movimento sindical petroleiro, chegando, inclusive, a lançar manifestos e promover reuniões.

Nessa perspectiva, portanto, toda e qualquer iniciativa que busque a unidade na ação política, sem sectarismos, intolerância ou tentativas de hegemonismo, é e continuará sendo considerada pelo SINDIPETRO-RN como bem-vinda.

Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN

Compartilhar: