SINDIPETRO-RN solicita reunião com Gerências Gerais dos Ativos do RN

Objetivo é discutir a reestruturação na Petrobrás e tratar de relações sindicais

09 de junho de 2015 às 09:52

O SINDIPETRO-RN solicitou, nesta segunda-feira, 8 de junho, reuniões com as Gerências Gerais de todos os Ativos da UO-RNCE. O objetivo é cobrar transparência no processo de reestruturação; conhecer as perspectivas para cada área do Estado, considerando o novo Plano de Negócios e Gestão - 2015/2019; e avaliar de que forma a redução de investimentos e a reestruturação afetarão as atividades em território potiguar. As relações sindicais com a Companhia também estarão em discussão.

As especulações em torno do PNG, que deve ser divulgado ainda neste mês, apontam para um volume de investimentos em torno de US$ 140 bilhões, representando uma redução de 33% em relação à previsão anterior, que era de US$ 206 bilhões. Reflexo da reestruturação, o Plano deverá extinguir algumas gerências e áreas de negócios, apontando áreas prioritárias para a Empresa. Sinalizações já feitas pela Diretoria indicam que a área de Exploração e Produção (E&P) deve se sobrepor às demais, como a de Gás.

Perseguições – Considerando o cenário de corte de custos e uma conjuntura em que as forças conservadoras da sociedade se sentem cada vez mais à vontade para atuar contra os trabalhadores, muitos gerentes têm descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT. É o caso, por exemplo, da mobilização da força de trabalho. De maneira arbitrária, sem qualquer discussão, eles têm transferido diretores sindicais de suas áreas de trabalho como forma de intimidar o Sindicato. O SINDIPETRO-RN exige que a Companhia reveja essa postura e cesse imediatamente com as práticas antissindicais.