Acabar com o impasse, que já se estende por mais de cinco meses, e fechar o Acordo Coletivo. Esta é a disposição dos trabalhadores e trabalhadoras da Central Resources. Reunidos em assembleia, eles avaliaram o andamento da campanha salarial e aprovaram nova proposta para celebração do ACT 2016-2017. Organizada pelo SINDIPETRO-RN, a sessão deliberativa foi realizada na manhã desta quarta-feira, 5, no município de Areia Branca.

Na proposição aprovada, os trabalhadores reivindicam a reposição integral da inflação acumulada no período de 1º de maio de 2015 a 30 de abril de 2016, de acordo com o ICV-Dieese, que é de 9,34%. O valor deverá incidir na próxima folha de pagamento e a categoria aceita que o retroativo seja repassado em três parcelas iguais. Já, quanto aos valores referentes ao auxílio-refeição e auxílio-alimentação, o pagamento deverá ser feito em parcela única.

Na primeira rodada de negociação, realizada ainda em julho, a empresa não apresentou proposta de reajuste. Na segunda, ofereceu apenas 4% nos salários e demais cláusulas econômicas. Por unanimidade, a oferta foi rejeitada pela categoria. Outros pontos reivindicados tratam do Programas de Desenvolvimento Educacional e Profissional; do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS; e do Horário Administrativo.

A proposta foi encaminhada à Direção da Central Resources e os trabalhadores estão abertos à negociação. O SINDIPETRO-RN espera que a empresa analise e reflita, o mais rapidamente possível, sobre a legitimidade e justeza dos pleitos apresentados, acatando a nova proposição para que o impasse seja solucionado.