1436194265
Setor Privado

Trabalhadores da PETRODESIGN aprovam contraproposta de ACT

Categoria também indaga sobre deposito irregular no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

06 de julho de 2015 às 11:51

Foto: Deivson Mendes

Este ano a categoria aprovou cláusulas econômicas do Aditivo de Acordo Coletivo de Trabalho que têm vigência de dois anos. A contraproposta foi aprovada em assembleia deliberativa realizada nesta segunda-feira, 06, na Base-34, em Mossoró. Pedro Idalino, diretor do SINDIPETRO-RN e o assessor sindical, Aldeirton Pereira conduziram a leitura das clausulas referentes ao reajuste salarial, ticket-alimentação e auxilio transporte.

A categoria aprovou reajuste salarial de 8,84%. Sendo acrescidos 2,06% acima da porcentual aplicado em maio de 2014, referente a 6,78% do período. O ACT -2014/2016 segue a tabela de reajuste do salário mínimo, atualizada anualmente. O ticket-alimentação passou de R$16,00 para 17,41. Já o auxílio transporte passou de R$300 para R$326,52. O Acordo mantém duas datas bases, a em 1ª de janeiro para os engenheiros da categoria “júnior”, e a segunda em 1ª de maio para os demais trabalhadores.

Na oportunidade, os trabalhadores fizeram indagações a respeito do deposito irregular do FGTS. “O deposito tem sido feito de forma alternada, sempre com um mês de atraso”, como explica um funcionário. Sobre o assunto, SINDIPETRO-RN informa que todos os casos debatidos serão comunicados a empresa e cobradas as devidas providencias.

Contribuição Assistencial – Por ampla maioria, a categoria também aprovou a contribuição assistencial após o encerramento das negociações do Acordo Coletivo com objetivo de fortalecer a luta pelos trabalhadores. Pedro Idalino informa que serão descontados 3% do salário base dos trabalhadores e trabalhadoras não sindicalizados e 1% para os sindicalizados. Em ambos os casos serão descontados de uma única vez em julho de 2015. Os trabalhadores que não estiverem de acordo com o desconto, deve enviar por escrito sua discordância, para o sindicato e o mesmo encaminhará para a empresa dar providencias.

O sindicato já fez o comunicado para empresa, informando o resultado da assembleia.