CAMPANHAS

Trabalhadores do setor privado negociam novos acordos

Mês de maio concentra grande número de campanhas reivindicatórias de petroleiros das contratadas

29 de maio de 2012 às 12:29

Foto: Arquivo

O mês de maio concentra um grande número de campanhas reivindicatórias de trabalhadores petroleiros do setor privado. No momento é o caso da Schlumberger, Baker/BJ, Central Resources e Elfe. Na primeira, os trabalhadores encontram-se elaborando a proposta para o novo Acordo Coletivo de Trabalho (2012-2013), buscando avançar em questões referentes a salários e regimes de trabalho.

Na Baker/BJ, em assembleia realizada na subsede do SINDIPETRO/RN, em Mossoró, os trabalhadores já aprovaram e encaminharam aos patrões a proposta para o novo ACT. A expectativa é de que as diferenças entre os trabalhadores das duas empresas sejam eliminadas ou, pelo menos, minimizadas, já que ambas fazem parte de um mesmo grupo.

Entre as principais reivindicações, encontram-se a implantação do salário básico de R$ 1.600; PLR no valor de R$ 3.000 para todos; fim do regime misto, considerando que a atividade exercida por todos é regida pela lei 5.811, que prevê o 7x7, 14x14 ou 14x21; implantação do plano de cargos e salários; e, previdência privada para todos.

Em andamento – Na Central Resources, a contraproposta da empresa já foi recebida pelos trabalhadores e está sendo apreciada em assembleias, com indicativo de rejeição. Já, na Elfe, os trabalhadores seguem negociando. Reunidos em assembleia, rejeitaram a última contraproposta da empresa, lembrando que, embora existam pontos de concordância, ainda há cláusulas em que é preciso avançar. Entre as principais reivindicações está o reajuste de 10% nos salários, do qual os trabalhadores não abrem mão.