Pular para o menu
1405340784

Transporte público é área estratégica para o desenvolvimento nacional

14 de julho de 2014 às 09:26

destaque

Foto: Arquivo

Acontece no dia 22 de agosto, o 1º Encontro Nacional do Ramo dos Transportes da CTB. “Esse encontro acontece num momento muito importante da vida política nacional pelo papel que o transporte representa hoje no desenvolvimento do país”, define Adilson Araújo, presidente da CTB. Para ele, “As manifestações populares têm enfocado com veemência a necessidade de mais investimentos em mobilidade urbana e o caminho é fortalecer a nossa organização neste setor estratégico para o desenvolvimento do país”.

Já para Joel Batista, um dos coordenadores do encontro, “o evento é de grande relevância, porque os transportes têm grande importância para a vida nacional, principalmente devido às dimensões continentais do Brasil”. O sindicalista acredita que “todos os setores do ramo devam receber tratamento igual para responder à demanda reivindicada pela sociedade”.

Por isso, garante Araújo, a CTB defende maior centralidade das decisões em torno de um projeto que permita maiores investimentos nesse setor. “É necessário acabar com os gargalos estruturais que responda à melhoria da qualidade do sistema de transportes”, defende. Para o presidente da CTB, o transporte público deve ser valorizado com mais metrôs, trens, ônibus, melhorias nos aeroportos, portos, transportes fluviais, caminhões, inclusive reduzindo a jornada de trabalho, já que a excessiva jornada, além de contribuir com a elevada incidência de doenças ocupacionais coloca a categoria em risco de vida.

“A tarefa principal do nosso encontro é unificar os trabalhadores na defesa tanto das bandeiras específicas quanto das gerais dos transportes no país, assim como municiar a CTB com propostas avançadas de políticas públicas para o setor”, acentua Batista.

Além de elaborar propostas políticas de melhorias na mobilidade urbana, o 1º Encontro Nacional dos Transportes da CTB “tem por objetivo eleger um coletivo nacional dos trabalhadores em transporte da central”, explica Joel. O evento também prepara a delegação cetebista para o 13º Congresso da União Internacional dos Sindicatos do setor de transportes (UIS Transportes) que acontece em setembro no Chile.

Serviço

1º Encontro Nacional do Ramo dos Transportes da CTB
22 de Agosto (Sexta) – das 09h às 18h
Local: Sindicato dos Oficias Marceneiros de São Paulo
Rua das Carmelitas, 149 - Centro

Programação:

09h - Ato Político de Abertura
09h30min - Palestra: “A importância dos Transportes para o Desenvolvimento do Brasil”
13h - Intervalo para almoço
14h - A Federação Sindical Mundial (FSM) e a Organização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Transporte
Expositores: Wagner Fajardo, Secretário Geral da UIS Transportes e Divanilton Pereira, Secretário de Relações Internacionais da CTB.
16h - Eleição do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Transportes da CTB.
18h – Encerramento.
*O 13º Congresso da UIS Transportes acontece no Chile em 05, 06 e 07/09/2014.
*A Comissão Organizadora convoca uma reunião preparatória para o dia 21/08 (quinta-feira), às 14 na sede da CTB Nacional.

Portal CTB

Compartilhar: