XXVI CEPETRO-RN

Unidade do movimento sindical é a principal resolução

Delegados ao CONFUP defenderão calendário unificado de mobilizações e mesa única de negociação

12 de julho de 2011 às 16:50

Foto: Ivan Dantas

Um apelo à unidade de ação do movimento sindical petroleiro, em escala nacional, foi a principal deliberação tomada pelos delegados presentes ao 26º Congresso Estadual dos Petroleiros do Rio Grande do Norte – CEPETRO-RN. O evento foi realizado nos dias 1º e 2 de julho em Natal, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN, campus Cidade Alta, e reuniu 127 delegados, representando trabalhadores dos setores público e privado, aposentados e pensionistas.

Os petroleiros norte-rio-grandenses entendem que o estabelecimento de um calendário unificado de mobilizações e a formação de uma mesa única de negociação, reunindo todas as entidades atuantes no movimento sindical petroleiro, são encaminhamentos indispensáveis para que as lutas em favor do regramento da PLR e do novo Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, cuja data-base é 1º de setembro, sejam vitoriosas.

Outras bandeiras – Além do entendimento político sobre a necessidade da unidade de ação, os delegados eleitos no CEPETRO-RN para o XV Congresso Nacional da FUP – CONFUP defendem que a luta por uma AMS gratuita e de qualidade seja uma bandeira central da próxima Campanha Reivindicatória, ao lado da revisão do Plano de Cargos e Salários e da democratização dos processos de escolha de diretores, gerentes e supervisores.

O XV CONFUP será realizado no período de 3 a 7 de agosto, em Manaus, Amazonas, sob o tema “Unidade Fazendo História – Saúde e Segurança, Soberania e Sustentabilidade”. O evento deverá reunir cerca de 400 participantes de todo o País, entre delegados, observadores, assessores e convidados. Do Rio Grande do Norte, deverão participar 17 delegados.

Veja, aqui, as resoluções propostas pelo Grupo de Trabalho do Setor Público; e, aqui, as que foram encaminhadas por aposentados e pensionistas, todas aprovadas na Plenária Final do CEPETRO-RN...