VI MPBeco: Escolhidas as 24 músicas concorrentes

16 de setembro de 2011 às 11:39

Eliminatórias serão realizadas nos dias 1º e 8 de outubro

As composições que participarão das eliminatórias da 6ª edição do Festival de Música do Beco da Lama – VI MPBeco, já foram escolhidas. Para chegar as 24 concorrentes, a Comissão Selecionadora teve que apreciar 285 trabalhos, resultantes de 139 inscrições provenientes de várias regiões do Estado. Os responsáveis por essa verdadeira garimpagem foram o músico Mirabô Dantas, a musicista e poeta Michele Ferret, e o músico e jornalista Mosiés de Lima.

Divididas em duas etapas, com 12 participantes em cada uma, as eliminatórias serão realizadas nos dias 1º e 8 de outubro, na Praça 7 de Setembro, no Centro Histórico de Natal. A ordem de apresentação dos trabalhos ainda será definida por sorteio, em dia e local a serem divulgados pela Produção do Festival. Durante as eliminatórias, uma Comissão Julgadora definirá as 10 finalistas, cinco em cada etapa, que se apresentarão no dia 15 de outubro, no mesmo local.

Shows também já estão definidos

Os shows de abertura e de encerramento que tradicionalmente integram as diferentes etapas do MPBeco também já estão definidos. No dia 1º de outubro, a programação começa com a cantora Cida Lobo, norte-rio-grandense que se fixou em São Paulo desde 1997, e que é uma aficcionada por festivais. Já, no encerramento, Natal terá o privilégio de assistir ao lançamento mundial do primeiro CD solo de Lirinha, ex-vocalista do “Cordel do Fogo Encantado”.

No dia 8 de outubro, data da segunda eliminatória, o evento inicia com a apresentação do DuSouto. Reconhecida pela crítica como um expressiva representante da música contemporânea brasileira, a banda tem sido frequentadora assídua de alguns dos mais importantes festivais de música do País. Fechando a noite, o MPBeco traz Escurinho. Pernambucano de Serra Talhada, mas radicado na Paraíba, Escurinho é compositor, cantor e percussionista que traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, trabalhando com uma fusão de ritmos.

No dia da grande final, 15 de outubro, dando continuidade à tradição de abrir espaço para o vencedor da edição anterior, a Produção do Festival convidou Maguinho daSilva (1º lugar em 2010). Maguinho apresentará o CD E o pior qu’isso tudo não é ficção...”, acompanhado pela d malassomBROSband. Fechando a noite e encerrando o Festival será a vez da banda cearense Cidadão Instigado. A banda lançou em 2009 seu terceiro álbum, o aclamado “UHUUU!”. Os arranjos se embalam numa música brasileira contemporânea, cheia de guitarras alucinadas e letras poéticas, cantadas com voz melódica, única. O trabalho recebeu ou foi indicado para quase todos os prêmios da MPB.

Veja, a seguir, a relação das músicas selecionadas para as duas etapas eliminatórias do VI MPBeco, listadas por ordem alfabética, com os respectivos autores e local de origem das inscrições...

01 Algumas Verdades Sobre a Mentira

Autores: Simona Talma e Romildo Soares

02 Alice