Em busca de avanços e contra retrocessos, petroleiros do Rio Grande do Norte estão rejeitando, por unanimidade a contraproposta apresentada pela Petrobrás para o Acordo Coletivo 2023/2024. Além da rejeição da contraproposta, os trabalhadores da ativa e aposentados estão aprovando o indicativo de Estado de Assembleia Permanente.
Em terras potiguares as assembleias deliberativas presenciais e virtuais iniciaram no dia 20 e vão até 25 de setembro, conforme o edital de convocação.
Durante a assembleia em Mossoró, o Diretor da pasta de Aposentados e Pensionistas do SINDIPETRO-RN, José Araújo(Dedé), falou sobre a AMS, ou Assistência Médica Suplementar, que é o plano de saúde oferecido pela Petrobras aos seus empregados, aposentados e pensionistas. O Regulamento da AMS também é regido pelo ACT.
“Destaco aqui que aposentadas, aposentados e pensionistas têm tudo a ver com o ACT, pois a AMS está dentro deste documento. A AMS precisa melhorar? Sim, precisa muito. O plano de saúde da Petrobras tem sido alvo de constantes reclamações dos beneficiários”, destaca de Dedé.
Ainda em sua fala o dirigente elencou os principais problemas da AMS: Aumento das mensalidades; Redução da rede credenciada; Diminuição da cobertura de exames e consultas; e Dificuldade de atendimento.
“Para melhorar a AMS, é preciso que as Aposentadas, Aposentados e Pensionistas lutem por seus direitos. A participação nas assembleias convocadas pelo Sindipetro-RN é uma forma importante de se manifestar e defender a AMS”.
O Diretor do SINDIPETRO-RN, Pedro Idalino, destaca que a participação das aposentadas, aposentados e pensionistas na assembleia é fundamental para que a categoria se manifeste contra a contraproposta da empresa e exija melhorias na AMS.
“A luta pela AMS é uma luta pela saúde e bem-estar de todos e todas aqui presentes, que vai da AMS a Petros, por isso precisamos estar unidos”.
A assembleia contou com a participação dos diretores do SINDIPETRO-RN: José Araújo, Pedro Idalino e Francisco Amaral Campina.
Assembleias
As sessões presenciais estão acontecendo na Base Administrativa da Petrobras em Natal; na Usina Termelétrica do Vale do Açu Jesus Soares Pereira (UTE JSP), mais conhecida como Termoaçu; e na subsede Mossoró(Rua Venceslau Bras, 400 Paredões), conforme o calendário abaixo. Nos dias 21 e 25 serão realizadas assembleias virtuais com petroleiros da ativa e aposentados, respectivamente.
Eleições da PETROS
No próximo dia 25 de setembro até 9 outubro serão eleitas duas duplas (titular e suplente) para o Conselho Deliberativo e uma dupla (titular e suplente) para o Conselho Fiscal. Confira os candidatos apoiados pela FUP, FNP e Sindipetros.