Nesta quarta-feira(12) a Diretoria do SINDIPETRO-RN reuniu os trabalhadores da Petroworks Engenharia para deliberar sobre a representação sindical e para debater sobre a construção da pauta reivindicatória do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. A assembleia deliberativa foi realizada na subsede do sindicato em Mossoró e foi dirigida pelos diretores Eufrásio Paulino, Manoel Assunção e Pedro Idalino.
Durante a assembleia foram debatidas as atividades realizadas pelos Trabalhadores na Petroworks e a coleta de sugestões para a construção da pauta para o ACT com base nas informações primarias fornecidas pela empresa.
Na sessão, os presentes autorizaram que o SINDIPETRO-RN e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) possam adotar e desenvolver, mediante deliberação da categoria em Assembleia Geral, todas as medidas administrativas, políticas e jurídicas, tais como, convocar assembleias, atos públicos, mobilizações, atrasos, decretar estado de assembleia permanente, decretar estado de greve, decretar greves por tempo determinado ou indeterminado e, inclusive, instaurar processo de dissídio coletivo visando dar consequências à conquista de Acordo Coletivo de Trabalho e/ou aditivos, quando for o caso, para o período de 2024/2025, quando for o caso.
Os trabalhadores também concordaram que o SINDIPETRO-RN e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) possam representar a categoria no processo de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e/ou aditivos, quando for o caso, para o período de 2024/2025, quando for o caso. Bem como a autorização para que o Sindicato e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) possam assinar o Acordo Coletivo de Trabalho e Aditivos pertinentes, após o processo de negociações e deliberação em Assembleia Geral Extraordinária pela categoria, para validade durante o período de 2024/2025, quando for o caso.
Por fim, também foi aprovada a deliberação sobre a proposta de sindicalização coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, lotados no Estado do Rio Grande do Norte.
Durante a assembleia o Assessor Jurídico do SINDIPETRO-RN, Dr. Mário Jácome, também apresentou alguns apontamentos sobre a modalidade de contrato de trabalho oferecido pela empresa e correções em adicionais, horas-extras, banco de horas e atestado médico, apresentados pela Petroworks. A proposta de data base escolhida pelos trabalhadores foi 1º de junho.
39º CEPETRO-RN
Na oportunidade os diretores informaram sobre a realização do 39º Congresso Estadual dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (39º CEPETRO-RN), que será realizado em 6 de junho, no Hotel VillaOeste em Mossoró. O evento é destinado aos sindicalizados e sindicalizadas ao SINDIPETRO-RN. Esse ano o tema escolhido para o Congresso foi “SINDIPETRO-RN 40 ANOS: DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E UNIDADE PARA FORTALECER A CATEGORIA PETROLEIRA”.