Por recomendação do Ministério do Trabalho e Emprego, o SINDIPETRO-RN foi até a Plataforma 3R9 em Guamaré/RN realizar uma inspeção em suas instalações para verificar se há condições de habitação e confinamento.
Durante a inspeção, que tem o objetivo final de normalizar a operacionalização, foram feitas fotos e verificados todos os cômodos, e uma análise mais detalhada a respeito da plataforma estará contida em um relatório a ser produzido e entregue pelo SINDIPETRO-RN ao MTE.
Na oportunidade foi comprovada que os dormitórios, refeitório e locais de ocupação humana estão em condições adequadas, seja, elétricas ou mecânicas, atendendo as condições ergonômicas (NR17).
Com relação as instalações estruturais (guarda corpos e escadas), há indícios de corrosão em virtude ao ambiente marinho. As condições de alimentação são de boa qualidade, bem como os alojamentos, e o transporte para deslocamento dos trabalhadores segue as normas e recomendações de segurança.
Essas alterações e reestruturações devem ser cumpridas, conforme a NR37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo), e há várias equipes de trabalhadores se revezando para adequação das normas para habitação e operação dentro da Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho do MTE.