Nesta sexta-feira (27), diretores e funcionários do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO-RN) participaram de uma imersão em Inteligência Artificial (IA) promovida pela Escola Leads, em Natal. O objetivo da iniciativa foi capacitar a equipe sindical para o uso de novas tecnologias, especialmente ferramentas de IA, que possam otimizar o atendimento aos trabalhadores e aprimorar os serviços prestados pela instituição.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das principais ferramentas de IA disponíveis no mercado, explorando soluções que podem ser aplicadas no dia a dia do sindicato. Entre os temas abordados estavam o uso de chatbots, automação de processos internos e o potencial da IA para ampliar o acesso dos trabalhadores às informações sobre seus direitos e acordos coletivos de trabalho.

Para o Coordenador Geral do SINDIPETRO-RN, o momento foi de grande importância para a modernização das práticas sindicais. “Essa imersão nos ajuda a entender como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada fundamental na defesa dos direitos da categoria. Com o conhecimento adquirido, seremos capazes de melhorar a nossa comunicação e atendimento aos filiados, tornando o sindicato ainda mais eficiente e acessível”, destacou.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas do SINDIPETRO-RN voltadas à transformação digital e ao fortalecimento da atuação sindical. Com o avanço das tecnologias, o sindicato busca se manter na vanguarda, garantindo que a defesa dos trabalhadores continue sendo eficaz e adaptada aos novos tempos.