Colaborar no processo de aprendizagem e profissionalização da categoria petroleira potiguar. Esse é o objetivo da diretoria do SINDIPETRO-RN ao ceder as instalações da entidade para a realização de cursos, treinamentos e palestras.

Na quarta-feira(11) a subsede Mossoró em parceria com o petroleiro, Saulo Guerra, realizaram a primeira aula do treinamento em Controlador Lógico Programável (CLP) e Supervisório. A formação é gratuita e terá duração de 20 horas, com aulas realizadas nos dias, 13, 16, 18 e 20 de janeiro, das 19 às 22 horas. Cerca de 30 trabalhadores das empresas RCS, Qualidados, Axia(antiga Elfe), V.V Houding e Núcleo, participam da primeira turma do treinamento.

De acordo com Saulo existe uma demanda crescente de profissionais no mercado de trabalho com formação e experiência na área de petróleo e gás. “Cada vez mais as empresas estão precisando de técnicos em automação e instrumentação especializados em processos de extração, produção, escoamento e armazenamento de petróleo, porém essa mão de obra especializada está escassa, pois sobram vagas e não se encontram profissionais”, destaca o técnico em automação.

Ainda de acordo com Saulo, o objetivo da capacitação é explanar como se dá o processo de automação e suas dinâmicas, conforme as ferramentas que serão apresentadas no decorrer das aulas, além de estimular o desenvolvimento de soluções para a indústria petrolífera. “Os alunos são profissionais que já atuam nos campos da região de Mossoró, e também jovens que estão se preparando pra seu primeiro emprego na área petrolífera”, informa.

Para o Diretor da FUP e do SINDIPETRO-RN, Pedro Lúcio, a iniciativa do petroleiro é louvável e necessária para melhorar ainda mais a qualidade dos profissionais da cidade e região. “Acredito que a formação promovida pelo Saulo vai contribuir e estimular a formação da categoria petroleira para o mercado de trabalho de Mossoró e cidades produtoras de petróleo e gás natural. Nesse sentido o sindicato está de portas abertas para colaborar no processo de capacitação da categoria, principalmente dos trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados”, destaca o dirigente.

Breve currículo de Saulo Guerra: Geógrafo formado pela UERN e Técnico em Automação pelo SENAI. Já ministrou inglês em obras sociais, conteúdos técnicos e cursos particulares. Hoje trabalha com foco na automação de poços terrestres e possui também experiência em calibração de instrumentos, e instalação e manutenção de plantas de instrumentação principalmente no Nordeste offshore e em terra.

Breve Currículo de Cabral Junior: Petroleiro Petrobrás, Técnico em Automação em Plataformas no Rio de Janeiro. Cabral ministrou a primeira aula no treinamento em CLP, realizada na quarta(11/01), na subsede do SINDIPETRO-RN em Mossoró.