O coordenador-geral do SINDIPETRO-RN, Ivs Corsino, participou hoje, 19, de uma mesa no gabinete da Casa Civil juntamente a dirigentes da FUP e dos demais sindicatos que compõe a Federação. Em pauta o processo de entrega de ativos da Petrobrás e a reconstrução de direitos trabalhistas.
Ontem, dia18, cerca de 500 representantes de organizações sindicais de todo o país estiveram presentes no encontro das centrais sindicais com Lula e o ministro do Trabalho e Emprego, dentre eles os dirigentes sindicais do setor petrolífero.
Na oportunidade, os representantes da classe trabalhadora formalizaram junto ao governo federal a proposta de instalação de uma Mesa Nacional para iniciar um debate sobre a política de valorização do salário mínimo, a regulação do trabalho em aplicativos e o fortalecimento da negociação coletiva.
Ivis Corsino, que coordena o sindicato dos petroleiros no RN, esteve junto à esta frente, e falou sobre questões relativas ao nosso Estado, além da importância de ter de volta esse canal aberto com o Governo Federal, numa gestão legitimamente democrática.
“Aproveitamos a ocasião para denunciar a saída da Petrobrás do Rio Grande do Norte e as consequências que essa manobra oferece, com ameaça real de desabastecimento com esse processo que não respeita a capacidade e a segurança das instalações e nem do meio ambiente”, afirmou Ivis.
Ele lembra que houve um movimento de asfixia dos movimentos sindicais durante esses últimos governos, com a fragilização das entidades sindicais perante as negociações coletivas e organizações do MTE e do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Por isso, essa reunião foi crucial para o processo de fortalecimento da negociação coletiva e das entidades sindicais dentro de um estado democrático de direito. Um movimento sindical forte e organizado ajuda no fortalecimento da democracia.
Esta foi a primeira reunião oficial do conjunto das organizações sindicais com o presidente Lula e o ministro Marinho, e inaugura uma agenda de encontros, em fase de elaboração, com autoridades do novo governo e parlamentares.
Estão previstas reuniões da FUP com o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo; com o ministro da Casa Civil, Rui Costa; com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; com as lideranças do governo no novo Congresso Nacional, senador Jaques Wagner e deputado José Guimarães.
Veja a transmissão feita ao vivo durante o encontro: https://fb.watch/i7U246IUaf/