Sindicalize-se

SINDIPETRO-RN reforça denúncias de trabalhadores da RCS e PECOM em audiência com o MPT

No último dia 15 de maio o SINDIPETRO-RN participou de uma audiência com o Ministério Público do Trabalho, em Mossoró, para tratar de alguns problemas recorrentes na empresa RCS e na Pecom.
Na oportunidade, os dirigentes, Marcos Brasil e Pedro Idalino, informaram ao MPT as denúncias dos trabalhadores recebidas pelo Sindicato relacionadas ao acúmulo de função e a isonomia salarial.
Um exemplo é o de trabalhador contratado como auxiliar, ou ajudante, que exerce uma dupla função. Pois carrega os veículos e ainda faz o transporte trabalhadores de Mossoró até as atividades de campo, antes mesmo de bater o ponto – o que só é feito quando chega ao seu destino, por exigência da empresa.
O outro tema tratado, o da falta de isonomia salarial, é caracterizado quando trabalhadores da mesma empresa, com a mesma função, mas recebem salários diferentes em contratos de Mossoró e Alto do Rodrigues.
A procuradora do MPT recomendou ao Sindicato que entre com uma ação na justiça do trabalho para resolver as diferenças salariais entre trabalhadores que exercem a mesma função.
No final da reunião ficou acertado que uma nova audiência será realizada no próximo dia 26 de junho, reunindo o Sindicato, as empresas RCS e Pecom, além das contratantes 3R Petroleum e Petroreconcavo, para discutir as diferenças nas regras de contrato e a dupla função dos trabalhadores.