
“Se a Brava Vender, a Petrobrás tem que comprar”. Essa foi a frase que motivou a realização da Audiência Pública na Câmara Municipal do Alto do Rodrigues, nessa quarta-feira, 5/02. A sessão contou com a participação de seis dos nove vereadores da casa, além de representantes da prefeitura e demais municípios produtores de petróleo e gás no RN.
Com o auditório lotado, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir da Diretoria do SINDIPETRO-RN, Prefeitura do Alto do Rodrigues e Prefeitura de Carnaubais o relato das consequências após a venda de ativos da Petrobrás na região. O Coordenador Geral do sindicato, Marcos Brasil, apresentou como sugestão três pautas de intervenção para ajudar na retomada dos investimentos da Petrobrás no RN.
“A primeiro ponto é a união das prefeituras do Vale do Açu junto com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) para pressionar pela recompra dos ativos da Petrobrás no Estado, e sugerir investimentos nos setores de petróleo, gás e energias renováveis. Em segundo, caso a Brava não queira vender os ativos, a Petrobrás entre como empresa parceira para ajudar na cadeia produtiva de petróleo do Estado. E por último, caso a Brava queira vender os ativos, que a Petrobrás compre os campos em sua totalidade”.
Marcos também reforçou que “nessas tratativas é necessário assegurar os emprego das pessoas que atuam na Brava e suas terceirizadas, além de trazer de volta os petroleiros Petrobrás que foram transferidos compulsoriamente para outros Estados, devido a venda do Polo Potiguar e Refinaria Clara Camarão”.
Logo em seguida, o Diretor do SINDIPETRO-RN, Pedro Idalino, fez uso da palavra e apresentou uma pequena retrospectiva da sua vida trabalhando em empresas privadas e na Petrobrás, e como a mobilização da greve dos petroleiros de 1995 ajudou a manter a Petrobrás à frente do petróleo nacional. “A Petrobrás trouxe emprego e desenvolvimento para vários municípios do Rio Grande do Norte, eu pude acompanhar de perto toda essa evolução. Do poço ao poste, houve transformações no tocante a estrutura das cidades e no empoderamento econômico das pessoas”, destaca do dirigente.
Pedro complementa, “a greve de 1995 foi um movimento que começou em adesão às categorias do setor público, que decidiram realizar uma greve unificada. No dia 03 de maio de 1995, os petroleiros aderiram em massa ao movimento, somando-se aos eletricitários, telefônicos, trabalhadores dos Correios e servidores federais, isso mostra que se estivermos engajados na luta, podemos sim, fazer com que a Petrobrás recompre os ativos do RN”.
O também dirigente do sindicato e presidente da COOPETRO Energia, Márcio Dias, destacou o papel sério desenvolvido pela Brava nos campos do RN, mas destacou a necessidade de receita financeira para manter os ativos e aumentar a produção. “Ressaltamos que não temos nada contra a Brava, a empresa vem desempenhado um bom trabalho na região, mas alerto que é necessário ter receitas para manter e investimentos vultosos que o setor requer para descobrir novas reservas de petróleo para manter a competitividade”, destacou Márcio.
Márcio Dias também citou o relatório produzido pelo Sindicato no Seminário Sobre o Setor Petróleo Estatal e Privado na Bacia Potiguar, realizado em 15 de novembro de 2022(Clique Aqui para Baixar) . O documento traz um breve diagnóstico para identificar as possibilidades institucionais, investimentos, parcerias produtivas e de trabalho para o setor de petróleo e gás.
A audiência contou com a participação ativa dos vereadores: Zé Pedro(Presidente da Câmara), Irmão Jocitan, Kívia Karolina, Richard Magela e Zé de Zeca. Além do Vice-Prefeito do Alto do Rodrigues/RN, Dr. Richard Vannute e do Vice-Prefeito de Carnaubais/RN, Wanderley Mendes.
Além Coodenador Geral do SINDIPETRO-RN, Marcos Brasil, participaram da sessão os diretores: Eider Henrique, Eufrásio Paulino, Jorge Luíz, Márcio Dias, Marcos Aurélio, Pedro Idalino, Rafael Matos e Rildo Tavares. Que contaram a colaboração dos funcionários do Sindicato: Edjânio Marinho, Deivson Mendes, João Bosco Varela e Paulo César.
A audiência pode ser assistida na íntegra pelo link no Youtube:
https://www.youtube.com/live/LT0TK3Opf3c?si=tiwoGn3gxan4BYcn