Com mais de quatro meses de duração, a campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, que tem data-base em 1º de setembro, foi concluída na última semana de janeiro com a aprovação de um Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2015/2017.

Avaliada e aprovada em dezenas de assembleias realizadas por todo o país, a contraproposta aceita pela categoria prevê reajuste salarial com reposição integral da inflação calculada pelo ICV-Dieese (8,57%) e nenhum direito a menos.

No Rio Grande do Norte, o SINDIPETRO-RN promoveu 14 sessões deliberativas em áreas administrativas e operacionais. No cômputo geral, 96% dos participantes foram favoráveis à aceitação do ACT, enquanto que, em todo Brasil, segundo a FUP, a média foi de 89%.

Paralelamente ao processo de consulta sobre o Acordo Coletivo, os trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás também aprovaram duas importantes deliberações, relacionadas à manutenção das assembleias em sessão permanente e ao Estado de Greve.

Com mais de 95% de aprovação no Estado, e mais de 90%, em média, nas consultas realizadas por todo o país, a manutenção de assembleias em caráter permanente e a ratificação do Estado de Greve ensejam a possibilidade de deflagração de paralisações a qualquer momento.

Diante do acelerado processo de venda de ativos e de desmonte do Sistema Petrobrás, as decisões são consideradas uma importante demonstração de disposição de luta da categoria petroleira brasileira contra a gestão entreguista e lesa-pátria chefiada por Pedro Parente.

Calendário

Nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, representantes de entidades sindicais promovem uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP. O fórum debaterá estratégias de luta e deverá aprovar um calendário unificado de mobilizações para barrar as privatizações no Sistema Petrobrás.

No Rio Grande do Norte, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN intensificará a campanha publicitária em defesa da Petrobrás e dos ativos da companhia, com veiculação de peças em outdoor, busdoor, no rádio e nas redes sociais. A campanha tem como mote: Petrobras é Brasil – Defenda o que é seu!