A Diretoria do SINDIPETRO-RN realizou, na última terça-feira uma assembleia híbrida(presencial e virtual), reunindo trabalhadores da PROGEL, para debater a última contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. A assembleia contou com a participação ativa dos trabalhadores, que debateram e aprovaram os itens 02, 03, 04 e 05, que serão creditados no cartão individual (CAJU).

Durante a assembleia, uma das principais decisões foi a exclusão da cláusula sétima do ACT vigente 2023/2024. Além disso, os participantes concordaram com uma alteração na cláusula quinquagésima terceira, que determina que as homologações no sindicato serão realizadas apenas para os sindicalizados. Essa mudança reflete a preocupação dos trabalhadores em garantir benefícios e direitos exclusivamente para aqueles que fazem parte da entidade sindical.

Outro ponto destacado foi a cláusula quinta, que trata das vantagens e adicionais conforme o regime. Os trabalhadores aprovaram a aplicação da Súmula nº 361 do TST, que garante o pagamento integral do adicional de periculosidade aos empregados que atuam em condições perigosas, mesmo que de forma intermitente. Essa decisão é um avanço significativo para a segurança e valorização dos trabalhadores da PROGEL.

O acordo, que manteve todas as demais cláusulas do ACT vigente inalteradas, é visto como um passo importante na luta por melhores condições de trabalho e reconhecimento dos direitos da categoria. A assembleia fortaleceu o compromisso dos trabalhadores com a luta sindical e demonstrou a união em busca de conquistas coletivas. O SINDIPETRO-RN reafirma sua posição de defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora, prometendo acompanhar a implementação dos novos termos acordados.